Depois do sucesso de ‘Cine Holliúdy’, a mesma trupe cearense retorna aos cinemas dia 13 de outubro com “O Shaolin do Sertão”. A nova comédia do diretor Halder Gomes teve seu trailer oficial divulgado nesta quinta-feira (1), para assistir, clique aqui. O longa metragem será lançado inicialmente no Ceará, como forma de retribuir ao público local o carinho com o sucesso do filme anterior, também estrelado por Edmilson Filho.
A nova empreitada é ambientada no início dos anos 1980, retrata a estória de “Aluízio Li – Liduíno” (Edmilson Filho), que vive com a cabeça no mundo das lutas de tanto sonhar e assistir filmes de artes marciais chineses. A produção traz de volta não apenas muitos dos colaboradores do longa anterior, mas também a molecagem cearense, inserida na trama num resgate histórico dos desafios dos lutadores de vale-tudo (ou telecatch) no interior do Ceará.
No enredo, Aluízio Li acredita ser um monge Shaolin, e até se veste como tal, sendo a maior vítima de chacotas em sua cidade natal, Quixadá, no sertão central do Ceará. Seu mundo de fantasias é posto em risco quando “Toni Tora Pleura” (Fábio Goulart), um lutador aposentado de vale-tudo, anuncia um “tour” de desafios por várias cidades do interior do Ceará, com maior destaque para Quixadá.
O elenco conta com nomes como Dedé Santana, Edmilson Filho, Fafy Siqueira, Marcos Veras, Tirulipa, Falcão, Bruna Hamú, Igor Jansen, Frank Menezes, Karla Kareninna, Haroldo Guimarães, Fábio Goulart, Lailtinho Brega, dentre outos talentos locais.
Trailer
No trailer (clique aqui para assistir), podem ser vistas algumas sequências de luta ambientadas no sertão cearense, que exigiram um trabalho minucioso da direção de fotografia, efeitos visuais e meses de ensaios de coreografias. Os cenários naturais de Quixadá ganham um olhar especial e amplo, em janela scope. Os efeitos visuais – como o uso de animação em 3D e o chroma Keys -, somados a uma estética de cinematografia que remete aos filmes rodados em película da época, acrescentam à paleta de cores da direção de arte um “look” que contribui para a junção improvável e fantástica do Ceará com a China.
“O Shaolin do Sertão é um filme que surge com maior expectativa devido ao sucesso de Cine Holliúdy. Para contemplar este anseio do público que espera nosso novo filme, tivemos uma equipe extremamente envolvida e comprometida no projeto em todas as suas etapas. Isto nos proporcionou realizar um filme divertido, original, com potencial de ser um novo sucesso. É um tremendo voto de confiança dos investidores em nosso talento e capacidade de executar projetos cinematográficos com qualidade técnica e artística para o exigente e competitivo mercado de exibição”, ressalta Halder Gomes.
Investimento
O longa-metragem tem investimento e coprodução da Globo Filmes, Paramount Pictures, Telecine, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e contará com a distribuição nacional da Downtown Filmes e Paris Filmes, no dia 13 de outubro de 2016. No total, foram investidos e empregados no Ceará o valor de R$ 4 milhões, referente a produção, finalização e parte da comercialização, gerando mais de 1.000 empregos diretos – entre equipe, elenco, pós-produção e figuração – fortalecendo assim a cadeia produtiva no estado e levando ao mundo mais um história genuinamente cearense e universal.