1. Ecto-1: O que poderia ser um carro utilizado para caixões em uma funerária, o Cadillac modelo Miller-Meteor Hearse (1959), foi completamente repaginado e ganhou até nome, Ecto-1. Um divertido veículo para levar improváveis os heróis-título de Os Caça-Fantasmas (1984) em suas aventuras por Nova York.
2. DeLorean DMC-12 (1981): Que tal viajar no tempo a bordo de um DeLorean? No já clássico De Volta Para o Futuro (1985) e suas continuações, é isso mesmo que acontece, pilotado por Marty McFly e Doc Brown. O curioso é que nos primeiros tratamentos do roteiro, a viagem não seria bordo de um carro e sim dentro de uma geladeira. Ainda bem que mudaram de ideia.
3. Camaro SS/Bumblebee: Nada mal quando você tem um carrinho para ir ao colégio, não é mesmo? Mas e se o seu velho Camaro amarelinho se transformasse em um novíssimo Camaro SS? Em Transfomers (2007), a adaptação ao cinema dos brinquedos Hasbro, a relação entre Sam Witwicky e Bumblebee é umas das forças que move o sucesso da superprodução.
Pequenos grandes dramas
4. Tucker Sedan 1948: No drama Tucker, Um Homem e Seu Sonho (1988), acompanhamos a história real de Preston Tucker (Jeff Bridges), que criou o Tucker Sedan, em 1948. De aerodinâmica atraente, era um carro com design revolucionário para a época, além de seguro, rápido e econômico. Mas a história que parecia ser o sonho americano sofre uma reviravolta quando a empresa ameaça o monopólio já estabelecido pelas outras grandes indústrias do setor.
5. Kombi: Um dos veículos mais populares do mundo, e que saiu de linha após 56 anos de produção, em 2014, a Kombi amarela acaba se tornando um dos personagens principais do drama Pequena Miss Sunshine (2006). Na viagem de três dias entre o Novo México e a Califórnia, uma família tem de lidar com todo tipo de situação, entre momentos de alegria, tristeza e descobertas.
6. Ford Thunderbird 1966: Fazer uma viagem com a melhor amiga, esquecer do trabalho, do marido, da vidinha comum… A bordo de um conversível Thunderbird 1966, a programação previa uma viagem inesquecível para Thelma & Louise (1991). Não exatamente como programado, mas certamente foi uma viagem inesquecível, até chegar ao Grand Ganyon em uma cena inesquecível, e que ficou marcada na história do cinema.
7. Ford Gran Torino Sport 1972: Estacionado na garagem de um aposentado militar, mas duro na queda, Walt Kowalski, o Ford Gran Torino Sport 1972 é uma das estrelas de Gran Torino (2008), de Clint Eastwood. E o drama (violento) fica ainda melhor, quando ele decide ensinar boas maneiras (no seu estilo) a um jovem asiático que tenta roubar seu carro.
Perseguições implacáveis
8. Ford Falcon XB Coupé 1973: A bordo de um incrementado Ford Falcon XB Coupé (1973), o protagonista de Mad Max (1979) vai em busca de justiça com as próprias mãos no cult australiano, que deu origem a um dos melhores filmes filmes de ação da história do cinema (Mad Max: Estrada da Fúria, 2015).
9. Mustang Shelby GT500 1967: Roubar 50 carros em uma noite é a trama de 60 Segundos (2000). Mas um dos pontos chaves da fita é a obsessão do ladrão de carros que comanda a equipe, interpretado por Nicolas Cage, por um Mustang Shelby GT500 1967, batizado por ele com o nome de Eleanor.
10. Bentley Mini Cooper S: Após uma golpe mal sucedido na Itália, a gangue de Uma Saída de Mestre (2003) planeja recuperar o cofre em plena Los Angeles, criando para tanto o maior engarrafamento que a cidade já viu em sua história. E com perseguições inacreditáveis a bordo de vários Mini Coopers.
Carros vilões
11. Plymouth Fury 1958: adolescente tímido encontra um automóvel vermelho e branco de 1958 que precisa de grandes reparos. Ele batiza o Plymouth Fury (Belvedere) de Christine, e enquanto refaz o carro se torna arrogante, não suspeita que o carro possui um passado sombrio, e nem percebe que, aparentemente, ele possui vida própria. O filme Christine, O Carro Assassino (1983) é baseado no livro homônimo de Stephen King.
12. Chevy Nova 1970: Tarantino faz uma ode ao carro-músculo em À Prova de Morte (2007), colocando um Chevy Nova modificado como peça principal em seu jogo da morte. Na trama, um psicopata que é piloto e dublê em filmes de ação (Kurt Russell) que tem um carro ‘à prova de morte’, e um de seus maiores prazeres é usá-lo como arma para matar suas vítimas.
Comédias aceleradas
13. Fusca 1963: Bi-Bi! Fom-Fom! Basicamente a trama do filme da Disney é resumido em seu título, Se Meu Fusca Falasse (1968). E não é que o carro de corrida Herbie, um Fusca 1963, só falta falar mesmo?
14. Ferrari 250 GT Spyder Califórnia (1961): O clássico oitentista Curtindo a Vida Adoidado (1986) também é inesquecível por conta do seu possante, que corta as ruas de Chicago. Um dia de “folga” de Ferris Bueller, sua namorada e seu melhor amigo do colégio só poderia ficar completa a bordo de uma Ferrari conversível.
15. Chrysler Imperial 1966: para combater os vilões que assolam a cidade, o fiel escudeiro Kato equipou (e armou) um Chrysler Imperial em Besouro Verde (2011). Adaptação da série de TV de mesmo nome, exibido entre 1966-67, no filme o carro tem até nome, chama-se The Black Beauty, ou a Beleza Negra.