Um Tira Acima da Lei (Rampart, 2011) e Oren Moverman
Em estilo documental, o drama policial inédito nos cinemas traz a história de Dave Brown (Woody Harrelson, soberbo), um policial de Los Angeles que não respeita regras, mas pratica uma justiça poética. A direção de Oren Moverman – que ja tinha nos dado o interessante O Mensageiro (2009) – trata tudo com crueldade e tom cru para se permitir para contar a sua história de forma naturalista.
A trama se passa em 1999 quando é flagrado num vídeo reagindo brutalmente à uma batida de carro seguida de fuga. Enquanto a mídia e a sociedade vêem a situação como limite ao pedir uma punição exemplar ao policial, o lado existencial da trama só exibe o quanto ele quer apenas viver, a seu modo é claro, e tentar criar sua família estraçalhada pela vida errônea.
No fim, sempre pagamos por nossas escolhas, sejam certas ou erradas. Abordagem simples e crua, sem necessidade de maiores explicações quanto ao tempo e espaço da trama, co-roteirizada por James Ellroy, autor dos livros que deram origem aos filmes L.A. Cidade Proibida (1997), Dália Negra (2006) e Os Reis da Rua (2008).
Ainda no elenco boas participações de Steve Buscemi, Robin Wright, Ice Cube, Sigourney Weaver, Ben Foster, Anne Heche e Cinthia Nixon. O DVD disponibilizado para avaliação não possui extras.
NOTA: 8,0