Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop, 1984) de Martin Brest
Um Tira da Pesada II (Beverly Hills Cop II, 1987) de Tony Scott
Um Tira da Pesada III (Beverly Hills Cop III, 1994) de John Landis
Os filmes:
1. Axel Foley (Eddie Murphy) é um policial de Detroit que viaja para Beverly Hills para investigar co assassinato de seu melhor amigo. Ele logo percebe que seu estilo selvagem não combina com a polícia de lá, que destaca dois policiais (Judge Reinhold e John Ashton) para assegurar que as coisas não fujam do controle.
2. Após a morte do chefe de polícia (Gilbert R. Hill), Alex Foley vai até os locais mais badalados da Califórnia. Lá dispara seu arsenal de tiros raivosos e tiradas afiadas contra uma gangue de contrabandistas internacionais de munição.
3. Axel Foley vai de novo a Beverly Hills para uma verdadeira montanha russa no parque de diversões Wonderworld. Com seus velhos parceiros (Judge Reinhold e John Ashton), Axel torna-se a mais nova e procurada atração, enquanto persegue os bandidos nas corridas, nos shows e no labirinto subterrâneo do parque.
Porque assistir:
1. Num papel originalmente escrito para Sylvester Stallone, que recusou, Eddie Murphy praticamente inaugurou a junção de comédia policial ao acrescentar a sua veia cômica ao personagem de Axel Foley. E se garantiu.
Foley detona um tremendo choque cultural em sua rápida e hilariante busca por justiça, que traz consigo a dupla de policais caretas (Judge Reinhold e John Ashton). E mais, ainda dá de cara com personagens como o afrescalhado especialista de artes, Bronson Pinchot.
2. O diretor Tony Scott (Top Gun, 1986; Maré Vermelha, 1995; Chamas da Vingança, 2004) faz do segundo filme um filme muito mais polícial que uma comédia, e mantém o ritmo agitado.
3. O diretor é um bamba na comédia, John Landis (Os Irmãos Cara de Pau, 1980; Três Amigos!, 1986; Um príncipe em Nova York, 1988) e o último capítulo de uma trilogia clássica, vale pelo personagem icônico de Axel Foley.
Melhores momentos:
1. Quando Axel Foley entra numa mansão em Beverly Hills em reforma e, ao se faz de administrador manda todo mundo embora e fica hospedado na casa; as bananas no escapamento do carro; o encontro com Bronson Pinchot numa galera de arte; a invasão a uma festa chiquérrima e sua expulsão através da vidraça;
2. A persequição logo na sequência de abertura; o confronto com Brigitte Nielsen no clube de tiro; o tiroteiro final;
3. As inserções cômicas de Eddie Murphy; A cena de resgate na roda gigante.
Pontos Fracos:
1. Um filme impecável.
2. Um tom mais policial e menos cômico na trama. Com Axel Foley o público sempre espera uma piada na ponta da língua.
3. Exceto pela investigação dentro do parque Wonderland – uma fraca trama policial, o filme é muito mais comédia do que qualquer outra coisa. Uma comédia meia boca e o capítulo mais fraco da trilogia. E a loja de armas chiques de Bronson Pinchot soou um exagero não muito engraçado, apesar do comediante entrar bem no personagem.
Na prateleira da sua casa: uma trilogia que deixou sua marca na história do cinema e marcou gerações em suas exibições na TV aberta, a ponto de há quem prefira as dublagens originais, que não é o meu caso.
Inclusive, o primeirão Um Tira da Pesada chegou a ser indicado ao Oscar por Melhor Roteiro Original, concorreu ao Globo de Ouro de melhor filme (comédia ou musical) e roteiro; Sua trilha sonora também foi nomeada ao BAFTA. Tanto seu tema instrumental (Axel Foley Theme) quanto sua canção original (Heat is On) continuam inesquecíveis e vibrantes. O segundo também concorreu ao Oscar e Globo de Ouro de música original (Shakedown), já o terceiro foi indicado ao Framboesa de Ouro de pior continuação e pior diretor (John Landis). Mas não merecia tanto.
Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop, 1984)
Um Tira da Pesada II (Beverly Hills Cop II, 1987)
Um Tira da Pesada III (Beverly Hills Cop III, 1994)
Extras: Comentários do diretor Martins Brest; Um Tira da Pesada: o início de um fenômeno; Por dentro do processo de seleção do elenco; A música de Um tira da Pesada; Mapa de localização do filme; Trailer.