REGRA 34, longa-metragem dirigido pela carioca Julia Murat acaba de ser anunciado na competição principal do 75° edição do Festival de Locarno. O filme será distribuído no Brasil pela Imovision e conta a história de Simone (Sol Miranda), uma jovem advogada, negra, que pagou a faculdade de direito com performances online de sexo. Ela acabou de passar em um concurso para defensora pública e, sua nova rotina, consiste em aulas em um curso preparatório para defensoria, o acompanhamento de sessões de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e aulas de kung-fu.
Com o objetivo de despertar novamente o desejo sexual de Simone, Natália (Isabela Mariotto), uma amiga de infância, envia um link de um vídeo de uma mulher negra praticando sadomasoquismo. O vídeo parece provocar em Simone tanto um desejo sexual quanto os seus medos mais profundos, em um misto de nojo e fascinação.
Gradualmente, Simone entra em uma jornada de conhecimento das práticas de BDSM (Bondage, Discipline and Sadomasochist) com sua amiga Lucia (Lorena Comparato) e seu roommate Coyote (Lucas Andrade). Porém, Lucia começa a se sentir desconfortável com a violência, qualificando o desejo de Simone como um reflexo do machismo da sociedade, expondo a contradição que essas práticas tem com o trabalho de defensoria pública em que ela atua. Simone precisa decidir se segue sua busca sozinha, descobrindo os limites entre o risco, o desejo e a obsessão.
Este será mais um desafio para Julia Murat, que anteriormente já se saiu muito bem em Festivais Internacionais. Seu primeiro filme de ficção HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDOLEMBRADAS (2011) estreou no Festival de Veneza, foi selecionado por Toronto, Rotterdam, San Sebastian e ganhou 39 prêmios internacionais, incluindo Melhor FilmeemAbu Dhabi, Sofia e Lima. PENDULAR (2017) ganhou o Prêmio FIPRESCI na mostra Panorama do Festival de Berlim e foi selecionado por diversos festivais ao redor do mundo. Julia dirigiu também dois documentários: DIA DOS PAIS, estreado no Cinéma du Reel em 2008, e OPERAÇÕES DE GARANTIADA LEI E DA ORDEM, 2017, estreada no Festival de Cinema de Brasília, além de curtas e videoinstalações.
“REGRA 34” vai competir no evento com 16 produções de diferentes países, incluindo o filme mais recente do consagrado cineasta Aleksandr Sokurov, “Fairytale”. O evento acontece na Suíça de 3 a 13 de agosto.