Dois filmes da novíssima safra independente de 2017, “Call Me By Your Name” e “Patti Cake$”, ambos da brasileira RT Features, tiveram uma recepção calorosa no Festival de Sundance.
O novo filme de Luca Guadagnino, CALL ME BY YOUR NAME, foi aclamado pela crítica em sua primeira exibição durante a edição 2017 do Festival de Sundance em Park City, EUA. O drama, que mostra o romance entre um garoto de 17 anos e um pesquisador de 24 anos durante um verão na Itália, foi considerado um dos melhores filmes exibidos no evento até o momento e teve seus direitos adquiridos pela distribuidora Sony Picture Classics. O filme também foi um dos selecionados para a mostra Panorama do Festival de Berlim.
Outro longa, que também recebeu elogios entre os especialistas foi PATTI CAKE$, de Geremy Jasper. No filme, Danielle Macdonald dá vida a Patricia “Killa P” Dombrowski, uma aspirante a rapper de New Jersey que sonha em fazer fama e fortuna com as suas rimas mas, enquanto esse dia não chega, ela enfrenta o ambiente hostil e competitivo do mundo do hip-hop.
CALL ME BY YOUR NAME
– “Call Me By Your Name” é muito mais do que um representante do cinema gay, nada impressiona mais do que o fato de que não é, necessariamente, um filme gay – pelo menos, não no sentido de ser limitado ao público e a festivais LGBT. O novo filme de Guadagnino é, acima de tudo, uma história sobre o primeiro amor” – disse Peter Debruge, da Variety. “Guadagnino recria a mudança de vida do protagonista com tanta intensidade que nós poderíamos experimentá-la em primeira mão também. É um dom raro que garante ao diretor um lugar ao lado de mestres da sensualidade como Pedro Almodóvar e François Ozon”, completa.
– “Primeira obra-prima que assisti em Sundance. A química entre os atores Timothée Chalamet e Armie Hammer é extraordinária” – elogiou o crítico do Hollywood Reporter, Jon Frosch.
– “O filme é totalmente transportador, não somente para o Norte da Itália, mas também para uma preguiçosa troca de livros, frutas, olhares e poder. É um dos filmes italianos mais sexy, elegantes e significativos desde o auge de Bertolucci” – afirmou o crítico da Time Out NY, Joshua Rothkopf.
Sinopse: É verão de 1983 no Norte da Itália, e Elio Perlman (Timothée Chalamet), um garoto ítalo-americano de 17 anos, passa seus dias na casa de campo de sua família, datada do século 17, preguiçosamente transcrevendo música e flertando com sua amiga Marzia. Um dia, Oliver (Armie Hammer), um charmoso pesquisador americano de 24 anos, que está fazendo doutorado, chega na cidade para trabalhar como o estagiário de verão encarregado de ajudar o pai de Elio (Michael Stuhlbarg), um renomado professor especializado em cultura greco-romana. Em meio ao esplendor ensolarado desse cenário, Elio e Oliver, descobrem a beleza inebriante do desejo despertado ao longo de um verão que mudará suas vidas para sempre.
Direção: Luca Guadagnino | Elenco: Armie Hammer, Timothée Chalamet, Michael Stuhlbarg, Amira Casar, Esther Garrel \ País: Itália, França | Ano: 2017 | Gênero: Drama | Produção: Frenesy Film Company, La Cinéfacture, RT Features, Water’s End Productions, Ministero per i Beni e le Attività Culturali (MiBAC) (support) e M.Y.R.A. Entertainment.
PATTI CAKE$
– “De vez em quando, aparece uma personagem indie que consegue captar perfeitamente o que é ser zombada e marginalizada, mesmo que ela não permita que os valentões e bullies tenham a última palavra. Esse é o tipo de pessoa que Patti Cake$ é, e é por esse motivo que ela sai na frente para se tornar uma das descobertas mais cativantes do ano, através de um filme que lança um novo talento na direção, igualmente atraente”. opinou Debruge da Variety sobre “Patti Cake$”.
– “A estreia entusiasmante nos cinemas do escritor e roteirista Geremy Jasper transforma sua experiência como diretor de clipes em um passeio musical vencedor que atinge batidas familiares enquanto usa delas a serviço de uma história sobre grandes sonhos e talento. “Patti Cake$” apresenta uma protagonista heterodoxa e permite que ela seja sexy, intimidadora e heroica na sua resiliência contra o mundo cruel” – elogiou Eric Kohn, do Indiewire.
Sinopse: Patricia “Killa P” Dombrowski rascunha rimas atrás de um bar pé sujo com a expectativa de quitar as despesas médicas da rude, mas amada, avó e apoiar a mãe alcoólatra, cujas aspirações de uma carreira musical falharam anos atrás. Patti e seu parceiro de rap e melhor amigo, Jheri, dividem o sonho da fama e fortuna, e de escapar de New Jersey para sempre, mas eles ainda não encontraram um produtor com as “batidas de fogo” que precisam. Ela resiste às provocações dos haters locais, e, inesperadamente, conhece um músico recluso metal-gótico chamado Basterd, que pode ser capaz de ajudar Patti a alcançar o sonho do estrelato e do sucesso no hip hop.
Direção: Geremy Jasper | Elenco: Danielle Macdonald, Bridget Everett, Siddharth Dhananjay, Cathy Moriarty, Mamoudou Athie | País: EUA | Ano: 2017 | Gênero: Drama musical | Produção: The Department of Motion Pictures, RT Features, Stay Gold Features e Mayden Voyage