A produção audiovisual e o mercado do conteúdo independente estão em pauta em Fortaleza no II MAC – Mercado Audiovisual Cearense, que acontece de 26 de agosto a 01 de setembro, no Porto Iracema das Artes. Proporcionando a troca de experiências e oportunidades entre os participantes, o evento prevê a realização de rodadas de negócio com players nacionais, regionais e locais, além de palestras e discussões sobre produção e conteúdo e debates sobre as políticas de desenvolvimento do mercado audiovisual e suas potencialidades com enfoque nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
“O Brasil já tem em sua agenda encontros de negócios como o RioContentMarket no Rio de Janeiro, o SP Telas em São Paulo e o NordestLab em Salvador. O Ceará merece ter também o seu. O MAC vem reforçar o que somos, um polo criativo e uma potência para geração de negócios para produção independente, afim de unir forças no Nordeste, Norte e Centro-Oeste”, diz Wolney Oliveira, diretor executivo II MAC.
A programação e o conjunto dos palestrantes convidados pretendem gerar um ambiente qualificado para a discussão destes temas e constituir plataforma permanente para o desenvolvimento da indústria audiovisual regional. Entre os participantes: o diretor cearense Halder Gomes, as produtoras baianas Sylvia Abreu, da Truque Filmes e Vânia Lima, da TemDendê Produções, o produtor Renato Barbieri, da Gaya Filmes, sediada em Brasília e Chico Fill, da Amazon Filmes, de Manaus.
Serão três dias de programação específica do II MAC e quatro dias de atividades exclusiva do RioContentLab em Fortaleza. Este último pretende desenvolver e aprimorar 18 projetos de produtoras audiovisuais do Nordeste a fim de prepará-los para as Rodadas de Negócios do RioContentMarket 2017. Em seu 1º ano, o RioContentLab atenderá os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco de julho a setembro, tendo como objetivo a capacitação dos produtores locais quanto a três gêneros distintos em suas especificidades de narrativas e vendas: documentário/factual, ficção e animação, além das oficinas de pitching.
A realização do II MAC – Mercado Audiovisual Cearense traduz o amadurecimento alcançado pelo setor audiovisual cearense e sua busca por um novo posicionamento no mercado audiovisual brasileiro. A conjuntura positiva do mercado nacional, especialmente para o segmento da produção independente, impulsionada pela implantação da lei 12.485 que dispõe sobre os serviços de comunicação de acesso condicionado, gerou oportunidades estratégicas para o conjunto das cadeias produtivas regionais, seja nas possibilidades de articulação de mercados de produção e difusão, seja na descentralização de investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual.
As atividades do II MAC
– Players/Canais: Apresentação dos canais com informações sobre produtos produzidos, perfil de público do canal e perfil de projetos almejados para aquisição. Já estão confirmados: Globo Filmes, Globo News, Gloob, Cartoon Netwoork, Canal Curta!, Cine Brasil TV, Looke e Encripta.
– Rodadas de Negócios: Seleção de projetos dos canais com produtoras locais e regionais. Este processo ocorre mediante inscrição de produtoras independentes que submetem seus projetos para análise e seleção dos canais convidados para o Evento.
– Painéis expositivos: Os painéis são um mix de informação onde serão trabalhadas as perspectivas artísticas, culturais, políticas e econômicas do audiovisual, avaliando as tendências, cenários, transformações para que haja uma maior sintonia sobre o que vem produzindo no exterior, no Brasil, na região Nordeste e especificamente no Ceará.
– Masterclasses: profissionais de reconhecida autoridade em um assunto específico que vão compartilhar informações relevantes para quem deseja adquirir conhecimento.
“O MAC surgiu com o intuito de unir os protagonistas do audiovisual e promover a troca de experiências e a geração de negócios. A aproximação de produtores, canais nacionais e locais e profissionais ligados a esta área se faz necessária quando lembramos da força criativa existente no Ceará que, apesar de já se posicionar como uma referência, não desempenha ainda a performance em todo o seu potencial”, reforça Doug de Paula, diretor de produção do II MAC.
O II MAC é apresentado pelo BNDES, Coelce e Ministério da Cultura, com parceria da Câmara Setorial do Audiovisual e da TVC. Conta ainda com Apoio Institucional do Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O evento é promovido pela Universidade Federal do Ceará – UFC e a UNIFOR, tendo como realizadores Bucanero Filmes, Corte Seco, Magote Produções e Governo Federal.
Inscrições
O II MAC é direcionado a profissionais e estudantes ligados ao mercado do audiovisual, mas é aberto a todos os interessados, com idade a partir dos 18 anos. As inscrições devem ser feitas no site do evento. As vagas são limitadas, sujeitas a lotação de salas. Para a Rodada de Negócios e as consultorias do RioContentLab, as inscrições também são gratuitas e estão abertas somente para pessoa jurídica. Para as masterclasses do RioContentLab e restante da programação do II MAC, as inscrições são abertas a pessoa física. Os formulários de inscrições e mais informações estão disponíveis no www.mercadoaudiovisual.com.br.
Serviço
II MAC – Mercado Audiovisual Cearense
De 26 de agosto a 01 de setembro no Porto Iracema nas Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema).
Mais informações: contato@mercadoaudiovisual.com.br
Site: www.mercadoaudiovisual.com.br