O realizador grego Yorgos Lanthimos recebe pela primeira vez este reconhecimento da crítica internacional
Pobres Criaturas (2023), dirigido por Yorgos Lanthimos, venceu o Grande Prêmio FIPRESCI após ter sido escolhido o filme do ano de 2024 pelos membros da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema). A votação contou com a participação de 791 críticos de cinema de todo o mundo, que escolheram esta produção britânica entre todos os filmes estreados após 1 de julho de 2023.
Os outros quatro finalistas foram “Não espere muito do fim do mundo | Nu astepta prea mult de la sfârsitul lumii”, de Radu Jade, “O mal não existe | Aku Wa Sonzai Shinai” de Ryusuke Hamaguchi, Perlak, “Todos de Nós, Estranhos”, de Andrew Haigh, “A Semente do Figo Sagrado | Daney anjir maabed”, de Mohamad Rasoulof (Perlak, 2024).
Pobres Criaturas estreou em 2023 no Festival de Veneza, onde conquistou o Leão de Ouro de Melhor Filme. O prêmio marcou o início de uma brilhante carreira internacional que lhe rendeu louros, incluindo dois Globos de Ouro e cinco BAFTAs, além de onze indicações e quatro prêmios no Oscar, incluindo Melhor Atriz para Emma Stone.
Grande Prêmio FIPRESCI
O Grande Prêmio FIPRESCI será apresentado no dia 20 de setembro, na abertura do 72º Festival de San Sebastian. O filme vencedor será exibido no mesmo dia também. Desde a sua criação em 1999, o Grande Prémio FIPRESCI foi atribuído a cineastas de destaque, incluindo Maren Ade, Pedro Almodóvar, Paul Thomas Anderson, Alfonso Cuarón, Jean-Luc Godard, Ryusuke Hamaguchi, Michael Haneke, Aki Kaurismäki, Richard Linklater, Terrence Malick, George Miller, Cristian Mungiu e Chloé Zhao.