Yorgos Lanthimos fez de novo. O diretor, roteirista e produtor grego entrega mais uma obra admirável. O filme da vez é “Pobres Criaturas” (Poor Things, 2023), projeto que era visto no meio de produção como uma obra literária original controversa, porém com muito espaço para transformar tudo de forma imaginativa, criativa e até delirante. E assim o cineasta o fez, trazendo consigo um elenco composto por um trio afiado, Emma Stone, Willen Dafoe e Mark Ruffalo, cenários que pulsam arte, mas que possuem um texto adaptado de forma poderosa.
“Pobres Criaturas” narra a fantástica evolução de Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Sob a proteção de Baxter – que carrega um segredo de como constituiu o cérebro de sua “criação”, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, foge com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade de gênero e a libertação.
Vencedor do Leão de Ouro em Veneza (Melhor Filme), Globo de Ouro de Melhor Filme (comédia ou musical) e melhor atriz para Emma Stone (comédia ou musical), a inventiva, bizarra e divertida obra traz consigo 11 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Direção (Yorgos Lanthimos), Atriz (Emma Stone), Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Roteiro Adaptado, Montagem, Fotografia, Trilha Sonora, Desenho de Produção, Figurino e Maquiagem & Cabelos.
Baseado no livro de Alasdair Gray, o roteiro foi escrito por Tony McNamara, o filme conta com a produção de Ed Guiney, Andrew Lowe, Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e é uma das obras imperdíveis da temporada do Oscar, se transformando numa experiência arrebatadora.
Emma Stone
Prepare-se para ver uma Emma Stone como você nunca viu, numa protagonistas totalmente se construindo na base da reconstrução do ser humano. E numa atuação que a leva direto ao topo de suas performances, acima inclusive daquela que lhe rendeu um Oscar de melhor atriz, por La La Land (2016). Veja abaixo o ranking de suas melhores atuações:
5) Cruella (2021)
4) Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)
3) A Favorita (2018)
2) La La Land – Cantando Estações (2016)
1) Pobres Criaturas (2013)