[tribuna-veja-tambem id=”6613″ align=”alignright”]Desde que as nomeações ao Oscar 2015 saíram na última quinta-feira (14), grande parte dos seus filmes indicados deixaram de ser invisíveis aos olhos do grande público. A sua grande maioria nem estreou ainda no Brasil, mas quando se trata de seus números de bilheteria nos EUA, os números decepcionam.
Desde a expansão ao prêmio de melhor filme – na temporada 2009/2010, onde a Academia abadonou a tradicional lista de cinco concorrentes para até 10 possíveis indicados, o Oscar não tinha filmes com a bilheteria tão baixa.
Isso significa que a Academia optou por nomear filmes com menor apelo popular e mais crivo crítico? Talvez. Mas existe um fato curioso sobre o assunto.
A decisão de aumentar a lista de cinco para até 10 indicados (coisa que não acontecia desde os anos 50) veio exatamente depois de filmes como o campeão de bilheteria Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) obteve oito nomeações (incluindo melhor ator coadjuvante – Heath Legder, que vem venceu o Oscar póstumo), mas não conseguiu emplacar como melhor filme. Ou seja, em tese, a lista aumentou para dar mais chances aos campeões de bilheteria, mas em 2015 aconteceu o contrário.
Até as nomeações, os oito (sim, esse ano são oito) filmes combinados indicados ao prêmio de melhor do ano somaram U$ 203,1 milhões de dólares. Muito abaixo de qualquer outro ano da história. O ano mais baixo havia acontecido em 2011, quando a bilheteria total dos filmes indicados tinha arrecadado U$ 519 milhões.
Lançado no início de 2014, sensação indie, O Grande Hotel Budapeste (2014) lidera a lista com pouco mais de U$ 59,1 milhões. Sniper Americano (2014) é o último na lista, com apenas U$ 3,3 milhões. Mas o drama do duas vezes vencedor do Oscar, Clint Eastwood (Menina de Ouro e Os Imperdoáveis), tem uma justificativa para seus números baixos: seu filme teve lançamento limitado como estratégia e opção de seu estúdio, a Warner. Dos indicados é o que tem os melhores prognósticos nas bilheterias ao final da temporada.
Bilheterias de filmes indicados ao Oscar de melhor filme (até o anúncio da Academia):
1. O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel) de Wes Anderson: U$ 59,1 milhões
2. O Jogo da Imitação (The Imitation Game) de Morten Tyldum: U$ 42 milhões
3. Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância) (Birdman or The Unexpected Virtue of Ignorance) de Alejandro González Iñarritu: U$ 26,5 milhões
4. A Teoria de Tudo (The Theory of Everything) de : U$ 26,1 milhões
5. Boyhood – Da Infância a Juventude (Boyhood) de Richard Linklater: U$ 26,1 milhões
6. Selma (Selma) de : U$ 15,6 milhões
7. Whiplash – Em Busca da Perfeição (Whiplash) de : U$ 6 milhões
8. Sniper Americano (American Sniper) de Clint Eastwood: U$ 3,3 milhões
Curiosidades
Entre as premiações de 1932 e 1944, seguindo critérios técnicos de votação, a Academia poderia indicar até 10 filmes para a disputa da estatueta de melhor filme. Entre 1945 até 2009, apenas cinco filmes eram nomeados para a disputa.
Como de costume, a categoria que apresentou os filmes com as maiores bilheterias foi a de “Melhores Efeitos Visuais”. Interestelar, Capitão América 2: O Soldado Invernal, Planeta dos Macacos: O Confronto, Guardiões da Galáxia e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido arrecadaram juntos U$ 1,220 bilhões somente nos EUA, e mais de U$ 3,600 bilhões dólares em todo o mundo.