Operação Zodíaco (Chinese Zodiac/Sap ji sang ciu, 2012) de Jackie Chan
O filme: Jackie Chan é um homem roda o mundo à procura de 12 artefatos místicos, feitos de bronze e no formato da cabeça dos animais do zodíaco chinês.
Porque assistir: um legítimo filme de e com Jackie Chan, com grande incidência de lances acrobáticos do astro chinês, mas com uma novidade. Acompanhado de uma equipe, ele usa e abusa de subterfúgios tecnológicos.
Melhores momentos: os roubos e suas fugas. Ah, e ao fim, as famosas (e engraçadas) cenas de bastidores e erros de gravação.
Pontos fracos: a sub-trama de denúncia política sobre itens históricos falsificados e/ou não devolvidos ao seu país de origem; A sequência da descoberta e, principalmente a fuga do navio, em cima de um tronco, de forma meio tosca.
Na prateleira da sua casa: é o ‘Indiana Jones‘? Não, apenas Jackie Chan fazendo uma espécie de Nicolas Cage e seu “Em Busca do Tesouro Perdido” em versão chinesa. E para isso, o astro chinês possui um carisma suficiente para segurar duas horas de diversão. Como curiosidade, a fita tem a participação do ator americano Oliver Platt.