Depois de quase um mês dedicado aos filmes de terror brasileiros a mostra MacaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil, termina dia 23 de novembro com a exibição do aguardado “O Cemitério das Almas Perdidas”, de Rodrigo Aragão, que também assina o roteiro e a direção de efeitos especiais. O longa conta com Renato Chocair, Allana Lopes, Diego Garcias, Caio Macedo, Clarissa Pinheiro, Roberto Rowntree, Francisco Gaspar e Markus Konká, e fala sobre um cruel jesuíta que aterroriza o Brasil nos tempos coloniais, após ser corrompido pelo maligno Livro de Cipriano. O filme terá sessão às 18h, de segunda-feira. Em seguida, o diretor participa de live com o curador Carlos Primati. Às 20h haverá a exibição de “A Mata Negra”, também de Aragão. Com Carol Aragão, Jackson Antunes, Clarissa Pinheiro, Francisco Gaspar, Elbert Merlin, Marco Antonio Reis e Markus Konká, sobre uma garota que vive na região da mata e encontra o Livro de Cipriano, que traz riquezas, mas também liberta o mal.
Na última semana da mostra macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão, será o homenageado. Oferecendo um passeio sinistro pela produção audiovisual de terror 100% brasileira, o evento também prestou homenagem à cineasta Gabriela Amaral Almeida, ao diretor Dennison Ramalho e à produtora paraibana Vermelho Profundo. O público poderá conferir quatro curtas-metragens que fazem referência a Zé do Caixão ou foram dirigidos por ele na plataforma Darkflix.
“O Saci”, curta-metragem dirigido por José Mojica Marins, sobre uma história de perseguição, será exibido dia 18 de novembro, às 20h. Logo antes, às 19h, o curador Carlos Primati, o cineasta Paulo Biscaia Filho, o crítico e pesquisador Rodolfo Stancki e o produtor Paulo Duarte participam de live sobre a obra de José Mojica Marins no Instagram da BLG Entretenimento. No dia seguinte, 19 de novembro, às 16h, o público poderá conferir “A lasanha assassina”, de Ale McHado, curta-metragem de animação na qual o Zé do Caixão dublou a voz de um dos personagens. “Tirarei as medidas do seu caixão”, de Diego Camelo, filme em tributo a Jose Mojica Marins, sobre um jovem que sonha em se transformar no Zé do Caixão, terá sessão dia 20, às 20h. Já “Coração das Trevas” (“Coffin Joe’s Heart Of Darkness”), de Marcelo Colaiacovo, Nilson Primitivo e José Mojica Marins, filme experimental com material inédito filmado por Zé do Caixão, poderá ser visto no dia 22 de novembro, às 18h.
Ao todo estão sendo exibidas 44 produções entre longas e curtas-metragens da nova geração de diretores e diretoras, assim como de nomes consagrados. As sessões são gratuitas e online na plataforma darkflix.com.br/macabro, serviço de streaming do gênero Cinema Fantástico. Os filmes ficam disponíveis 24 horas e com limite de visualizações no caso dos longas, e durante uma semana, para os curtas. Como forma de diminuir os riscos apresentados pela covid-19, toda a programação é online e conta também com cursos e palestras, com inscrições via Sympla, além de debates e lives no Youtube e Instagram da @blgentretenimento, sem necessidade de inscrição prévia.
O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil e tem produção da BLG Entretenimento. Conta com curadoria de Breno Lira Gomes – curador do festival Maranhão na Tela desde 2007 e de diversas mostras, como a recente “Stephen King – O medo é seu melhor companheiro” – e Carlos Primati, idealizador da mostra “Horror no cinema brasileiro”. A dupla selecionou curtas e longas-metragens produzidos nos últimos cinco anos, entre 2015 e 2019, com data de lançamento até 2020, que continham forte experimentação visual, histórias horripilantes e marcantes.
19 de novembro, quinta-feira
16h – A Lasanha Assassina (curta-metragem), de Ale McHaddo (homenagem a Zé do Caixão)
18h -#ninfabebê, de Aldo Pedrosa
20h – Mal Nosso, de Samuel Galli
20 de novembro, sexta-feira
18h – O Segredo de Davi (Acessível: Legenda descritiva), de Diego Freitas
19h – Live com o curador Breno Lira Gomes e o ator de “O segredo de Davi” Nicolas Prattes
20h – Tirarei as Medidas do seu Caixão (curta-metragem), de Diego Camelo (homenagem a Zé do Caixão)
21 de novembro, sábado
14h – O segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton
16h – Curso “Trajetória do horror no cinema brasileiro” com o curador Carlos Primati – Módulo 4: O horror no cinema brasileiro contemporâneo
18h – Os Jovens Baumann, (Acessível: Legenda descritiva e interpretação em Libras), de bruna Carvalho Almeida
19h – Palestra com a pesquisadora e crítica de cinema Beatriz Saldanha com o tema “Diretoras e o terror”
20h – A Casa de Cecília, de Clarissa Appelt
22 de novembro, domingo
16h – Através da Sombra, de Walter Lima Júnior
18h – Coração das trevas (Coffin Joe’s Heart of Darkness – curta-metragem) (homenagem a Zé do Caixão)
20h – Quando o Galo Cantar pela Terceira Vez Renegarás tua Mãe, de Aaron Salles Torres
23 de novembro, segunda-feira
18h – O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão
19h – Live com o curador Carlos Primati e o diretor de “O cemitério das almas perdidas” e “A mata negra”, Rodrigo Aragão
20h – A Mata Negra, de Rodrigo Aragão
Serviço:
Mostra macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria: Breno Lira Gomes e Carlos Primati
Data: Até 23 de novembro.
As exibições serão gratuitas e online na plataforma: darkflix.com.br/macabro
Os filmes ficarão disponíveis 24 horas e com limite de visualizações no caso dos longas, e durante uma semana, para os curtas
Cursos e palestras com inscrições via Sympla
Debates e lives disponíveis no Youtube e Instagram da @blgentretenimento, sem necessidade de inscrição prévia