O Apostador (The Gambler, 2014) de Rupert Wyatt
O filme: Jim Bennett (Mark Wahlberg) é um professor de inglês com uma vida dupla secreta, é um apostador compulsivo durante as noites.
Quando é forçado a pegar dinheiro emprestado de um notório gângster para tentar pagar outra dívida, Jim coloca a vida de quem ama em risco. Com apenas sete dias para pagar o que deve, ele tem que entrar no submundo do crime e do jogo para arriscar tudo que tem e não tem para não perder tudo.
Porque assistir: Mark Wahlberg tem uma atuação espetacular. Mais magro de que o costume “bombado” em filmes hollywoodianos, como em Transformers – A Era da Extinção (2014), o astro destila obsessão no jogo e desdém pela família (leia-se Jessica Lange). Contudo, há esperanças na forma de Brie Larson (de Anjos da Lei, 2012), uma aluna brilhante de dia e garçonete da jogatina à noite.[tribuna-veja-tambem id=”9093″ align=”alignright”]
Assinado pelo inquieto Rupert Wyatt, a fita é um remake de O Jogador (1974), estrelado por James Caan (indicado ao Globo de Ouro de melhor ator, em 1975). O cineasta tem no currículo o independente O Escapista (2008), o sucesso de bilheteria (e incrível) Planeta dos Macacos: A Origem (2011) e está escalado para o filme de super-herói da Marvel, Gambit, a ser lançado em 2016.
Melhores momentos: as aulas de Mark Wahlberg são incríveis. Suas retóricas, justificativas, o embate entre alunos, a questão do futuro de cada um e suas escolhas, são hipnotizantes.
A sequência em que a mãe do protagonista, com uma gloriosa (e botocada) Jessica Lange, esfrega não de forma literal a grana necessária para o filho sair do buraco, é gigantesca em diálogos, condução do diretor e atuações.
John Goodman (O Voo, 2012) tem poucas cenas, mas dá um medo danado com suas falas fortes e careca suada em meio a uma sauna.
Pontos fracos: a relação familiar é diminuta entre muitas histórias paralelas, e o personagem de John Goodman – que dá até medo – aparece pouco.
Na prateleira da sua casa: inédito nos cinemas do Brasil, o filme está disponível em DVD e Blu-ray pela Universal/Paramount, e conta entre os extras com o especial “Por dentro de O Apostador”, Cenas Inéditas e Estendidas.
Em uma jogada de tudo ou nada – vida ou morte, como gosta o protagonista – O Apostador entrega tudo. Misto de drama (adulto) e algum suspense sólido, remake tem diálogos fortes e entrega aplaudida de Mark Wahlberg. Aposte e descubra um ótimo filme.