Filmes ditos “estrangeiros” (tomando como referência as produções americanas) geralmente não encontram fácil acesso ao grande público nos cinemas. Salvo raras exceções, limitam-se a festivais ou a uma pequena distribuição no mercado. Com o advento dos canais de streaming, obras deste tipo ganharam um novo e amplo espaço para serem veiculadas e descobertas. Neste período de quarentena, nada como aproveitar o tempo conhecendo filmes pouco divulgados, mas que podem ser uma agradável surpresa aos olhos de quem está acostumado aos padrões hollywoodianos.
Seguem dicas de 5 títulos em língua não inglesa que você pode encontrar na Netflix:
O Hospedeiro (Gwoemul, 2006) de Bong Joon Ho: O enredo segue uma família humilde que, junto com toda a cidade, vê-se ameaçada por uma estranha criatura mutante originada de resíduos tóxicos lançados irresponsavelmente ao rio por uma dupla de médicos legistas. Do mesmo diretor de Parasita (Gisaengchung, 2019) – vencedor de quatro Oscar em 2020, incluindo Melhor Filme –, este longa sul-coreano de monstro varia entre tensão, humor, ação e drama com versatilidade e sem perder o foco da trama, tornando-se um dos melhores filmes do gênero.
Raw (Idem, 2016) de Julia Ducournau: Após ser obrigada pelos colegas de curso a ingerir carne animal, uma jovem estudante de Medicina Veterinária, até então vegetariana, começa a desenvolver um incessante apetite por carne humana. O longa francês não economiza no gore, mas não o utiliza de forma gratuita, e sim a favor da história. Esta também tem uma boa dose de drama, podendo ser entendida como uma bizarra metáfora para as conturbadas mudanças físicas e sociais características da adolescência.
Um Contratempo (Contratiempo, 2016) de Oriol Paulo: Um homem acorda ao lado de sua amante assassinada e coberta em dinheiro. Todas as evidências estão contra ele, e para provar sua inocência, contrata uma das melhores advogadas de defesa. Juntos, eles tentam investigar o que realmente ocorreu naquela noite. Essa pode ser uma premissa batida, facilmente reconhecível em inúmeros filmes de suspense policial. Entretanto, este longa espanhol certamente surpreenderá o espectador com várias reviravoltas criativas e completamente admissíveis, que não soam forçadas nem convenientes demais. Para quem gosta de uma trama intrigante e imprevisível, esta é uma ótima pedida.
Ele Está de Volta (Er ist wieder da, 2015) de David Wnendt: A premissa é simples, porém inusitada: Hitler acorda na Alemanha dos dias atuais. Aparentando ser apenas mais uma comédia “besteirol” que se aproveita de um tema polêmico para ter destaque, o longa se revela muito inteligente e perturbador. Mesclando a abordagem fictícia com a documental – com direito a Hitler conversando amigavelmente com pessoas reais pela cidade –, a narrativa sarcástica se utiliza de humor ácido para fazer um comentário sócio-político a respeito de uma grande parcela da população que ainda idolatra a figura do tirano e corrobora com seu discurso fascista.
Aquarius (2016) de Kleber Mendonça Filho: Filme nacional que deu o que falar no ano de lançamento, sendo um dos mais cotados para o escolhido do Brasil no Oscar. A trama segue uma mulher de meia-idade cujo condomínio está sendo comprado por uma grande construtora, que planeja demoli-lo. A protagonista, cuja história de vida está intimamente ligada ao seu apartamento, resiste a todo custo vendê-lo para a grande empresa. Do mesmo diretor de Bacurau (2019), o longa conta com uma narrativa intimista, uma excelente performance de Sônia Braga e um claro viés sociopolítico, rendendo-lhe reconhecimento internacional.