Inédito nos cinemas do Brasil, Mar Negro (Black Sea, 2014) de Kevin Mcdonald, é um eficiente thriller que passa quase que por completo no interior de um submarino russo submerso.
Na trama, Robinson (Jude Law) é um antigo capitão de submarinos que dedicou toda a sua vida ao mar e à profissão. Quando a empresa de salvamento para a qual trabalha o dispensa sem aviso este ex-marinheiro fica, literalmente, à deriva. Ao ouvir a história de um submarino alemão da II Guerra Mundial que teria sido afundado nas profundezas do Mar Negro enquanto transportava uma carga de ouro, o capitão vê a oportunidade de voltar à ação e redimir o seu passado. À medida que descem cada vez mais na escuridão dos oceanos, fugindo à detecção da marinha russa, Robinson e a sua tripulação – metade russa, metade britânica – entram em atrito antes mesmo da chegada ao ouro. A ganância e o desespero tomam controle do ambiente do claustrofóbico da embarcação, deixando a situação incontrolável e cada vez mais uns contra os outros.
Quem rege a produção é Kevin Mcdonald, o mesmo diretor do premiado O Último Rei da Escócia (2006) e do intrigante Intrigas de Estado (2009). A fita asfixia com sua tensão crescente, até a última cena e Jude Law comanda (literalmente) o elenco e dá emotividade ao capitão que busca a volta por cima, tanto no meio profissional quanto no pessoal/familiar. Com algo de História e uma solução final bem satisfatória emocionalmente, é um filme a ser descoberto.
Tribuna do Ceará relembra outros 11 filmes que se passam dentro de um submarino: