A maquiagem de Christopher Plummer, Martin Landau, Bruno Ganz e Jürgen Prochnow é um dos grandes destaques em Memórias Secretas (Remember, Canadá/Alemanha, 2015), novo filme de Atom Egoyan. O drama estreia do dia 12 de maio nos cinemas.
Horas de produção, centenas de rugas, látex e muita técnica cria personagens de 90 anos a partir de atores que ainda não chegaram a esta fase da vida. Confira como foi realizado o trabalho pelo maquiador Adrien Morot.
Para contar a história de personagens de cerca de 90 anos em Memórias Secretas, a equipe de maquiagem liderada pelo indicado ao Oscar, Adrien Morot (A Minha Versão do Amor, EUA, 2010), realizou um primoroso trabalho de envelhecimento de atores veteranos como Jürgen Prochnow, Bruno Ganz, Christopher Plummer e Martin Landau.
Dirigido por Atom Egoyan, o drama concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2015, e conta a história de vingança na vida de dois sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz, na Segunda Guerra Mundial.
O principal desafio da equipe de maquiagem foi deixar todos os personagens com a mesma faixa etária. Segundo Morot, o perigo com a maquiagem de envelhecimento, em oposição àquela que cria alienígenas e criaturas, é que a aparência de uma pessoa mais velha é conhecida. “Mal aplicada, pode espantar o espectador, fazendo com que perca a vontade de voltar a olhar para o filme”, afirma Morot, que também foi premiado no Gemini Award.
Para a maquiagem de Christopher Plummer (Millennium – Os Homens que não Amavam as Mulheres, 2011), houve a necessidade da recriação de centenas de rugas no rosto. Foi utilizada uma escova longa e superfina para pintar cada ruga, uma por uma, cerca de 80 de cada lado do rosto, desenhando fissuras e acentuando os traços do envelhecimento já existentes.
Martin Landau (Entourage: Fama e Amizade, 2015) teve maquiagem semelhante à de Plummer e exigiu mãos mais estáveis, porque é conhecido por sua qualidade de narrador. “Martin é um homem de muitas histórias e gosta de contá-las quando você está aplicando a maquiagem, especialmente quando outras pessoas estão ao redor. É muito divertido, mas ele gosta de se mover quando o faz”, explica Morot.
Outras excelentes experiências da equipe de maquiagem ocorreram com Bruno Ganz (O Conselheiro do Crime, 2014), um pouco mais jovem do que os outros colegas de elenco, de modo que houve a necessidade de carregar mais na maquiagem e até utilizar uma camada de látex. Com Jürgen Prochnow (Hitman: Agente 47, 2015), que é ainda mais jovem, trabalhou-se cabelo e maquiagem todos os dias, por cerca de duas horas e meia de trabalho.