O diretor e roteirista Jorge Furtado (“Meu Tio Matou um Cara”, “Rasga Coração”) se une ao Centro Cultural b_arco, Casa de Cinema de Porto Alegre e Projeto Paradiso para promover um curso inédito de criação de roteiro. Com início para 16 de março, o curso será dividido em 27 aulas, que podem ser assistidas onde quiserem, inaugurando um novo formato de cursos gravados: o b_arco on. Aproximadamente 230 vagas serão destinadas para instituições e ONGs parceiras do Projeto Paradiso como uma forma de ampliar e democratizar o acesso ao conteúdo. Até o dia anterior ao início do curso o o público poderá se inscrever no site do b_arco (https://barco.art.br/curso-roteiro-jorge-furtado/) e assistir uma aula teaser gratuita.A realização é do Centro Cultural b_arco, Casa de Cinema de Porto Alegre e do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual nacional, mantido pelo Instituto Olga Rabinovich.
As aulas abordam temas fundamentais do roteiro cinematográfico – os elementos da linguagem, as etapas de desenvolvimento do roteiro, os personagens, a trama, as cenas, os diferentes gêneros e formatos, por exemplo – o curso também traz exemplos práticos, ilustrados com cenas de filmes ou séries.
Sobre o diretor:
Jorge Furtado é um cineasta brasileiro com extenso trabalho na televisão e no cinema, sendo um dos mais importantes e premiados roteiristas e diretores do país. Dirigiu e escreveu roteiros como “Ilha das Flores”, “O Homem Que Copiava”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Meu Tio Matou um Cara”, “Saneamento Básico: O Filme” e “Rasga Coração”.
Também escreveu roteiros e dirigiu muitas séries, minisséries e especiais para a televisão, entre elas “Agosto”, “Memorial de Maria Moura”, “Comédias da Vida Privada”, “A Invenção do Brasil”, “Cidade dos Homens”, “Ó Paí Ó”, “Cena Aberta”, “Decamerão”, “Doce de Mãe”, “Mister Brau”, “Sob Pressão”, “Todas as mulheres do mundo” e “Amor e Sorte”.
Seus filmes foram premiados em importantes festivais nacionais e internacionais. Mostras e retrospectivas do seu trabalho foram apresentadas em Hamburgo, Rotterdam, Tóquio, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu, Paris, Londres, Bruxelas, Lisboa e Harvard. Suas séries de televisão receberam 4 indicações para o Emmy internacional. “Doce de Mãe” ganhou o Emmy internacional de Melhor Comédia e deu a Fernanda Montenegro o Emmy de Melhor Atriz, a primeira latino-americana a receber o prêmio.
Jorge Furtado nasceu em Porto Alegre, em 1959. Começou sua carreira profissional na TV Educativa, no início dos anos 80. Foi repórter, apresentador, editor, roteirista e produtor. Em 1987, foi um dos fundadores da “Casa de Cinema de Porto Alegre”.
Foi professor em cursos de extensão de universidades federais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais; no curso de Pós-Graduação em Cinema da Universidade Tuiuti, Curitiba; professor convidado do curso de roteiro da Escuela Internacional de Cine Y Television, Havana, Cuba. Atualmente, concilia sua atuação como roteirista e diretor com palestras sobre cinema, seminários, oficinas e cursos em espaços como o Centro Cultural b_arco.
SERVIÇO:
Duração: 09 horas de conteúdo exclusivo
Aulas: 27 aulas gravadas em torno de 30min
Certificado: Curso com certificação b_arco
Inscrições no site do b_arco https://barco.art.br/curso-roteiro-jorge-furtado/