Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (Harry Potter and the Death Hallows: Part 2, 2011) de David Yates
O filme: Lorde Voldemort (Ralph Fiennes, com toda a maldade do mundo) reina, ao distribuir medo com seus dementadores, e a direção de Hogwarts é do sinistro (e ambíguo) Snape (Alan Rickman, sensacional).
Harry Potter (Daniel Radcliffe, com sensível evolução positiva), Hermione (Emma Watson, encantadora) e Rony (Rupert Grint, ótimo) continuam na missão arriscada de encontrar e destruir as horcruxes, objetos que contem partes da alma de Voldermort. O caminho parece ser sem volta. Os destinos estão traçados. E o confronto final não tardará.
Porque assistir: “Tenha pena dos vivos. E acima de tudo daqueles que vivem sem amor.” Essa frase, dita por Dumbledore (Michael Gambon), que ficou na minha mente após o final da Parte 2. Se a primeira parte do capítulo final (Relíquias da Morte – Parte 1) começava com o aviso que “são tempos de trevas”, quando sua segunda parte inicia o clima é o mesmo.
A sensação pesada é aparente. O medo está instaurado. A guerra é inevitável, e as perdas irreparáveis. O capítulo final de uma verdadeira saga que durou 10 anos ao adaptar sete livros em oito filmes chega ao fim. E com um espetáculo emocionante.
Melhores momentos: na trama, que retoma exatamente onde terminou o anterior, destaco seus melhores momentos na invasão do banco Gringotts, o ataque de Hogwarts, seus flashbacks e o confronto final entre Potter e Voldemort. Em mais um roteiro de Steve Kloves, numa adaptação preciosa do (outro meio) livro de J. K. Rowling.
Pontos fracos: bem que seu capítulo final daria um estrondoso filme de três horas de duração, sem a necessidade real de duas partes. Mas, por motivos mercadológicos…
Na Prateleira da sua casa: David Yates, em seu quarto filme da série, nos entrega um épico mágico, repleto de ação, suspense e drama com suas revelações finais. E ao final, depois de tanta dor e esforços de várias vidas perdidas para combater o mal encarnado em Voldemort, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 encerra a viagem de onde partiu, na estação 9 ¾ com a sensação de que a magia de Hogwarts está a altura da magia do cinema. E que magia.
Extras: a história
Entrevistas & bastidores