A UCI Cinemas do Brasil reuniu 15 artistas plásticos de diferentes cidades para uma intervenção criativa com projetores 35mm. A ação, que integra os cinemas da rede, é uma homenagem ao cinema analógico.
Em Fortaleza, o responsável é o artista urbano Leandro Alves. O cearense criou uma obra de arte a partir de um projetor do complexos UCI Iguatemi Fortaleza ao usar algumas formas gráficas que representam a história do cinema, além também de referências cinematográficas próprias.
“A principal referência foi o ilusionista Georges Mélies com o filme “Viagem à Lua” e os irmãos Lumière”, explica Leandro. O cearense de 30 anos já participou de diversas exposições, incluindo a semana de grafite de Fortaleza e do Festival do Minuto. Em 2015 uma de suas obras ficou em terceiro lugar neste festival.
Diretora de marketing da UCI, Monica Portella explica que atualmente todas as salas da UCI são digitalizadas, por isso não se usa mais esse tipo de projetor. “Pensamos então em um projeto que marcasse a relevância desse equipamento tão importante para o cinema”, aponta.
A ação tem curadoria de Isabel Sanson e será feita em diferentes complexos da rede. “A ideia é que os artistas possam intervir no projetor, a máquina será usada como suporte para a obra de arte final, ela funcionará como uma parede em branco ou uma tela”, explica Isabel. Ao final da criação de cada artista, o projetor ficará exposto para o público no hall dos cinemas.