A adaptação cinematográfica Sete Minutos Depois da Meia-Noite, que estreia dia 05 de janeiro nos cinemas brasileiros, é uma das favoritas ao Goya, principal prêmio do cinema espanhol.
Baseado na obra homônima recém-lançada no Brasil, pela Novo Conceito, o longa conta a incrível história de Connor O’Malley (Lewis MacDougall), um garoto que tem vários problemas: a mãe (Felicity Jones) enfrenta um câncer, a avó (Sigourney Weaver) não gosta muito dele, o pai (Toby Kebbell) está sempre ausente e os seus colegas de escola não o deixam em paz. Seu único amigo é um monstro-árvore (Liam Neeson) com quem se encontra todas as noites para contar e ouvir histórias.
A premiação será no dia 04 de fevereiro e o filme concorre em 12 categorias. As principais são: Melhor Filme, Melhor Direção, com Juan Antonio Bayona, Melhor Atriz Coadjuvante, com Sigourney Weaver e Melhor Roteiro Adaptado, com Patrick Ness, o próprio autor do livro que inspirou o longa.
Livros
Originalmente publicado em 2011 com o título “O chamado do monstro” (Editora Ática), a narrativa trata de temas universais sem ser artificial ou moralizante. Com texto simples, o autor parece tocar cada leitor individualmente, fazendo da narrativa uma experiência múltipla e única ao mesmo tempo.
A ideia central desta história é da escritora Siobhan Dowd. Morta pelo câncer em 2007, ela não teve, infelizmente, tempo de terminá-la. Então, Patrick Ness recebeu a proposta de desenvolver a trama. Mesmo hesitando no começo, a força da história o cativou. O resultado é uma narrativa comovente e verdadeira, escrita sob uma situação-limite e com uma força inesquecível.
O filme, inspirado no livro, estreia nos cinemas em janeiro, e é dirigido por J.A. Bayona, diretor espanhol do terror O Orfanato. O próprio Patrick Ness assina o roteiro. O longa traz Sigourney Weaver e Felicity Jones, além de Liam Neeson, que faz a voz do monstro e narra a força e a imprevisível ferocidade das histórias, responsáveis pelo medo, pela angústia, pela solidão, lembrando que encarar com sinceridade segredos recolhidos dentro do peito é muito mais aterrorizante.
Patrick Ness nasceu na Virginia, Estados Unidos, em 1971, e vive em Londres. Considerado uma das vozes mais talentosas da literatura inglesa contemporânea para jovens adultos, ganhou prêmios como o Guardian Children’s Fiction Prize, Booktrust Teenage Prize e a Carnegie Medal, o mais importante da categoria na Inglaterra.
Siobhan Dowd nasceu em Londres, em 1960. Trabalhou por muito tempo com escritores e literatura e escreveu quatro livros, dois dos quais publicados depois de sua precoce morte aos 47 anos. Amada pelos leitores e reconhecida pela crítica, foi a primeira autora a receber, postumamente, a Carnegie Medal, em 2009.
Ilustrador, Jim Kay nasceu na Inglaterra e se formou na Universidade de Westminster. Trabalhou por dois anos nos arquivos da galeria Tate, em Londres, e por quatro anos foi curador assistente das coleções de arte do Royal Botanic Gardens, em Kew, Londres. Hoje se dedica predominantemente a ilustrar – e, mais recentemente, a escrever – livros juvenis.
Ficha técnica
O chamado do monstro (Editora Ática) | Autor: Patrick Ness (ideia original de Siobhan Dowd) | Ilustrador: Jim Kay | Tradutor: Antônio Xerxenesky | ISBN: 97885081147311 | Páginas: 216 | Formato: 16 x 21 cm | Faixa etária: a partir de 13 anos
Nova edição
Com a estreia do filme “Sete minutos depois da meia-noite”, a obra ganhou o seu título do filme, e nova capa, pela editora Novo Conceito.
Sete minutos depois da meia-noite | Patrick Ness | ISBN: 978-85-8163-824-9 | Páginas: 160 | Formato: 16x23cm | Preço sugerido: R$29,90