Atravessa a Vida (2021) de João Jardim
Ao término de Atravessa a Vida, novo documentário de João Jardim (Janela da Alma, Getúlio, Lixo Extraordinário), não conseguimos ficar indiferentes com tamanha sensibilidade, profundidade e humanidade de todos os temas abordados. Eu voltei um pouco no tempo, lembrando meus tempos de aluno do Ensino Médio, pude reviver minhas angústias e expectativas na época que passei pelo mesmo período retratado na película.
Acompanhamos por um período de três meses, a escola pública Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, na cidade Simão Dias, no interior de Sergipe. Seguimos os alunos do 3° ano da escola que em breve terão que prestar o ENEM e assistimos a reta final de preparação juntamente com a ansiedade e expectativas que os estudantes estão passando.
A câmera de João Jardim parece desaparecer ao longo do documentário e isso é positivo. Passamos a ficar tão intimamente ligados a escola e aos personagens e seus depoimentos que parece que convivemos dia-a-dia com eles, o clima da escola e seu cotidiano.
Um dos maiores trunfos do documentário é entrar no universo escolar e na vida dos estudantes. É interessante que o longa foi filmado enquanto o colégio estava passando por uma reforma e por dificuldades estruturais, e assim como a escola sendo construída, podemos traçar esse paralelo com os alunos, que também vivem seus dilemas, enquanto estão em construção tanto para se preparar para ENEM quanto para vida.
Assistimos as aulas dos alunos e a cada uma passamos por ricos momentos de reflexão. Temas éticos como: “O que devemos fazer como a nossa vida?”; pena de morte; depressão e suicídio; democracia são abordados e discutidos entre alunos e professores de maneira franca.
Mas a conexão dos alunos com a escola é a grande força do longa. O colégio parece ser uma grande família. Alunos de diferentes tipos e pensamentos tem mais elementos em comum dos que eles próprio imaginam. O elo entre os alunos, os professores e a escola é que vai desdobrando os temas e dramas que todos eles em comum enfrentam.
Família por exemplo é um tema recorrente ao redor do documentário. Em três momentos do longa, alunos são entrevistados e sempre o tema familiar é abordado. A conexão pais e filhos, expectativas que os familiares e que os próprios estudantes colocam em si. A escola parece ser um refúgio familiar para os alunos que veem nela uma chance de poder mudar de vida e amenizar suas dores.
Atravessa a Vida não é somente um longa que discute as expectativas dos alunos em tirar uma boa nota no ENEM e ingressar em uma universidade. O longa é uma grande prova da vida. Os estudantes nunca saberão se realmente estão preparados, mas o ambiente escolar pode sim ajudar a passar na prova.
Ficha Técnica:
Diretor e Produtor: João Jardim
Diretora de Produção e Produtora Executiva: Gabriela Weeks
Assistente de produção: Fernanda Curi, Érika Saldanha
Estagiária de Produção Executiva: Thayná Ivo
Pesquisadora e Assistente de Direção: Carol Gonçalves
Diretor de Fotografia: Dudu Miranda, João Atala
Fotógrafo adicional: Rafael Mazza
Assistente de câmera: Isadora Relvas
Técnico de Som: Marcos Cantanhede
Técnica de Som adicional Brasília: Olívia Hernadéz
Montadora: Fernanda Rondon
Assistente de edição: Liana Riente
Controller: Alcione Koritzky
Logger: Gabriel Lima
Still: Sora Maia, Fabio Seixo
Estagiária de Edição: Vivian Vecchi
Composição de trilha sonora: Dado Villa-Lobos
Produção e distribuição: Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes
Coprodução: Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!
Produtores Associados: Renée Castelo Branco