O Instituto Dragão do Mar (IDM) lança, nesta sexta-feira (15), uma publicação cujo objetivo primeiro é reunir o pensamento e o panorama mais amplo do que acontece em cultura no Ceará: a Revista Dragão do Mar. Com início às 21h, em frente ao Cinema do Dragão, o lançamento terá a presença do sociólogo e ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, do cineasta Karim Aïnouz, do ator Silvero Pereira e do artista visual Zé Tarcísio.
Todos eles são nomes que foram destaques em matérias, entrevistas e perfis da publicação que apresenta um rico dossiê da Praia de Iracema, sob o aspecto artístico e cultural, e um importante debate sobre a crise da cultura no Brasil. A ocasião terá ainda festa comandada pelos Djs Catiguria. O acesso é gratuito.
Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a Revista Dragão do Mar é resultado do amadurecimento do IDM enquanto centro de pensamento de uma série de novas políticas e estratégias de economia e da sociedade cearense. “Fomos a primeira Organização Cultural do país. Inovamos e avançamos mais rápido em gestão da cultura. Criamos a primeira escola de formação artística do Brasil, hoje refundada com o nome de Porto Iracema das Artes. Nossa experiência em formação artística é a base para todas as propostas de formação hoje no Ceará e no Brasil. Chegou a hora de apresentarmos um panorama mais amplo do que acontece aqui, no campo cultural, com a publicação da Revista Dragão do Mar”, afirma.
Entre os destaques deste primeiro número, está o debate sobre a crise da cultura no Brasil, com opiniões de três dos mais atuantes intelectuais nos últimos vinte anos: o sociólogo e ex-ministro da Cultura Juca Ferreira; o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; e o diretor do SESC SP, Danilo Miranda. Além disso, a revista apresenta um dossiê completo sobre o território mítico da cultura cearense, a Praia de Iracema. “Com reportagens, ensaios, ficção, teses e tópicos criativos, a Revista do Dragão veio para chafurdar o ‘coro dos contentes’, como dizia nosso vizinho piauiense Torquato Neto. E para afirmar: sim, existe pensamento e pecado aos 9 graus da linha do Equador”, define Linhares.
Conduzidos pela Praia de Iracema, por exemplo, estão o artigo da escritora Ana Miranda, sobre como a famosa praia inspira os artistas; ensaio de Bitu Cassundé, curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), sobre a carreira do artista Zé Tarcísio, cujo ateliê se encontra na Praia de Iracema; e um perfil sobre o cineasta Karim Aïnouz, falando de suas inspirações e novos trabalhos.
Entre outros gêneros, a revista traz também ficção, com a publicação do primeiro capítulo do romance de estreia do jornalista e antropólogo Paulo Linhares, “A Última Nação Indígena”, ambientado na Praia de Iracema. Um panorama da música, por Mona Gadelha (Porto Iracema); do teatro, por Fran Teixeira (Teatro Máquina); e da dança, por Joubert Arrais (crítico de dança e professor da Universidade Federal do Cariri), no Ceará, nos últimos quinze anos, também são destaques deste primeiro número.
A Revista Dragão do Mar terá distribuição na Livraria Cultura e nas livrarias da Travessa e da Vila. Será distribuída ainda em centros culturais e livrarias da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo. A publicação tem valor de R$ 5,00.
SERVIÇO
Lançamento da Revista Dragão do Mar | 15 de dezembro de 2018 (sexta-feira) | Às 21h | Local: em frente ao Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema) | Classificação etária: Livre | Presenças de: Juca Ferreira, Karim Aïnouz, Silvero Pereira e Zé Tarcísio | Acesso gratuito
Revista Dragão do Mar | Publicação trimestral | Preço: R$ 5,00 | 120 páginas | Editora Instituto Dragão do Mar