Com roteiro e direção de Ti West, ”X – A Marca da Morte” (X, 2022) chega aos cinemas brasileiros em 11 de agosto, com classificação indicativa para maiores de 18 anos. Distribuído pela PlayArte, o longa-metragem já conta com a melhor avaliação de um filme de terror e está entre os lançamentos mais aguardados pelos espectadores em 2022, de acordo com o agregador de críticas, Rotten Tomatoes. O elenco é formado rostos em ascendência, como Mia Goth, Jenna Ortega, Brittany Snow, Stephen Ure, Martin Henderson, Owen Campbell e Scott Mescudi.
Passada no final da década de 70, a história acompanha uma equipe de cineastas de filmes eróticos que vão à uma fazenda isolada no Texas gravar uma nova produção. Quando as filmagens iniciam, sem o consentimento do casal proprietário, coisas estranhas começam a acontecer. A partir daí, eles lutam pela vida, antes que tudo se torne um grande banho de sangue.
Conhecido por dirigir e roteirizar importantes trabalhos do gênero de terror (A Casa do Diabo, Cabana do Inferno 2, ambos de 2009; O Último Sacramento, 2013), Ti West apresenta um olhar de um filme dentro de um filme, numa produção que aposta no slasher, subgênero do horror, caracterizado pela presença de um ou mais psicopatas assassinos que matam aleatoriamente: matar por matar. As vítimas normalmente são jovens com comportamentos transgressores.
Seguindo uma antiga receita de obras desse segmento, o longa-metragem transita entre referências de produções clássicas e um toque pessoal do cineasta, que busca valorizar as diferentes narrativas que cercam a história. Segundo o índice do Tomatometer, ”X – A Marca da Morte” já é sucesso entre o público com 75% de aprovação, e também entre os críticos, com um total de 95%, tornando-se um clássico conceituado e considerado um dos melhores filmes de terror dos últimos anos.
Será que o público do Brasil está preparado para X?