Rodada entre Rio de Janeiro, Buenos Aires e Bolívar, a coprodução entre Brasil e Argentina “UMA VIAGEM INESPERADA”, de Juan José Jusid, estreia nesta quinta-feira (28) nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Aracaju, Belém, Curitiba, Maceió, Manaus, São Luis, Rio Branco, Vitória, Niterói e Campinas, com distribuição da Boulervard Filmes.
Protagonizada por Pablo Rago e com participação especial de Débora Nascimento, a trama analisa uma família particular, mas que é reflexo da realidade de muitas famílias em qualquer parte do mundo. Dentro dessa história está Pablo (Pablo Rago), de O Segredo dos Seus Olhos e A História Oficial, um engenheiro argentino que trabalha em uma empresa de petróleo no Rio de Janeiro e é responsável pela construção de uma nova plataforma petroleira, trabalho que o afasta da convivência familiar. Devido aos problemas com seu filho na Argentina, ele precisa voltar para o seu país natal e seguir uma viagem de reencontro com o garoto. Essa viagem, que dá título ao longa-metragem, termina no Brasil.
Em meio ao aumento das relações disfuncionais, das relações líquidas e passageiras, o longa busca explorar o que acontece quando um adolescente em crise provoca um choque em seu entorno e uma inevitável indisposição com seus pais. O filme se propõe também a revelar a violência que o bulliyng provoca nas famílias, e a dificuldade de pais, professores e suas vítimas, em enfrentá-lo.
Juan José Jusid é um dos diretores de maior êxito comercial na Argentina, pois representa um “selo de qualidade” com reconhecimento internacional. Assim como em outros filmes realizados pelo diretor, como Bajo Bandera, Asesinato en el Senado de la Nación e Apaixonados, a gestão da emoção é um forte componente da história de “UMA VIAGEM INESPERADA”.
No papel de Lucy, namorada de Pablo, a atriz Débora Nascimento ressalta o prazer de participar do longa. “Rodar
o filme foi uma experiência incrível e muito enriquecedora. Apesar de
sermos países tão próximos, Brasil e Argentina têm modos muito
diferentes de trabalhar o seu cinema; e o mais legal foi ver que apesar
de falarmos idiomas diferentes, a arte consegue quebrar essa barreira e
imprimir nossa entrega nas telas. ‘Uma Viagem Inesperada’ me
proporcionou aprender muito. Nas preparações, o diretor Juan José Jusid
trabalhou muito em cima da nossa espontaneidade e dos nossos
sentimentos, não tivemos um laboratório, foi tudo muito instintivo e
real, e o Pablo (Rago) foi muito generoso dividindo tudo isso comigo.
Além disso, eu pude praticar todo o meu bom ‘portunhol’ (risos), e
talvez o melhor de tudo foi poder representar o nosso Brasil e toda
nossa brasilidade de uma forma super respeitosa e real”, comemorou. Débora ganhou fama na Argentina depois que a novela Avenida Brasil fez muito sucesso na terra dos hermanos.
“UMA VIAGEM INESPERADA”
foi realizado com recursos governamentais da Argentina (INCAA –
Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual da Argentina) e do Brasil
(FSA/BRDE, ANCINE – Agência Nacional de Cinema, por meio de patrocínio
da Copagaz), uma produção da Funciona y Kuenta Producciones e Boulevard
Filmes, com distribuição da Boulevard Filmes.