Argentina é a capital latino americana do cinema até o próximo dia 22 de abril. O motivo é a realização do Buenos Aires International Festival of Independent Cinema – BAFICI, que chega a sua 20ª edição com 107 estreias mundiais e internacionais – muitas das quais são filmes estrangeiros, atingindo o recorde em 20 anos – e outras 99 americanas e latino-americanas. Fora da competição são pouco mais de 280 películas, incluindo retrospectivas e mostras especiais. Nesse ano, a cidade atinge o recorde de lugares para exibições, distribuindo suas sessões em 36 cinemas diferentes, em 15 bairros da Grande Buenos Aires.
Editor do Clube Cinema, o crítico de cinema Daniel Herculano – membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e Vice-Presidente da Aceccine (Associação Cearense de Críticos de Cinema) – compõe o júri FIPRESCI para a competição Latino-Americana. Serão 11 filmes na competição, que começa nesta quinta-feira (12) e vai até o próximo dia 21, confira a lista completa:
– Román, de Majo Staffolani (Argentina)
– Tito, de Esteban Trivisonno (Argentina)
– La cuarta dimensión, de Francisco Bouzas (Argentina-Bolivia)
– Algo quema, de Mauricio Alfredo Ovando (Bolivia)
– Averno, de Marcos Loayza (Bolivia-Uruguay)
– Os dias sem Tereza, de Thiago Taves Sobreiro (Brasil)
– La directiva, de Lorena Giachino (Chile)
– Robar a Rodin, de Cristóbal Valenzuela (Chile-Francia)
– Agujero negro, de Diego Araujo (Ecuador-República Dominicana)
– Lima en la piel, de María José Moreno (Perú)
– Un tal Eduardo, de Aldo Garay (Uruguay-Chile)
Produções do Brasil no BAFICI
O cinema do Brasil se faz presente no festival em várias frentes. Na Competitiva Internacional, serão exibidos “Azougue Nazaré”, de Tiago Melo, e “As Boas Maneiras”, de Marco Dutra e Juliana Rojas.
Concorrendo entre os Latino-Americanos, temos “Os dias sem Tereza”, de Thiago Taves Sobreiro. Na Mostra Vanguarda e Gênero (VyG), o título é “Inferninho”, da dupla cearense Guto Parente e Pedro Diogenes; Já o longa “Gabriel e a montanha”, de Fellipe Barbosa (Brasil-França), será exibido fora de competição.
Entre os projetos selecionados para os econtros de “Work in progress” (WIP), há “Temporada”, de André Novais Oliveira; “Mekukradjá – Los saberes de Vera”, de Simone Giovine (co-produção Argentina-Brasil); e “Los silencios”, de Beatriz Seigner (co-produção Brasil-Colombia).
E para finalizar, mais Brasil e mais Ceará na Argentina. Concorrendo à prêmios de produção no LAP – Laboratorio de Producción, temos os projetos “Livramento”, de Lillah Halla (co-produção Brasil-Uruguay), com um roteiro que se passa na regição fronteiriça dos dois países; e “A pista de dança”, do cearense Leonardo Mouramateus.
Convidades especiais/Workshops/Masterclass
Entre os convidados de destaque temos o ator escocês Ewen Bremner (o inesquecível Spud dos dois Trainspotting), vencedor do prêmio de melhor ator na segunda edição do Festival. Em 2018 ele está à frente de um Workshop de atuação (12/04), e apresentará as apresentações de Trainspotting 1 & 2 no cine Gaumont. O documentarista americano James Benning apresentará três de seus filmes, além de comandar uma palestra durante o festival (17/04, às 15h, no Cine Village Recoleta).
O lendário diretor americano John Waters econtrará seu público em duas oportunidades. A primeira é uma conversa sobre sua carreira moderada por Axel Kuschevatzky na Usina del Arte (14/04, às 14h), e outra sobre seus livros em que Diego Trerotola será seu entrevistador (15/05, às 18h no Cine Village Recoleta). Já o diretor francês Phillipe Garrel fará sua Masterclass no dia 19 de abril, às 18h30 no Cine Village Recoleta. Todas as atividades especiais são gratuitas no BAFICI.
Fechando as presenças ilustres, Johann Lurf, cineasta experimental e artista vienense que será um dos jurados da competição de Vanguarda e Gênero. Pela primeira vez no BAFICI, o austríaco nos revelou sua alegria e ansiedade de estar no festival. “É muito importante saber que o BAFICI tem um olhar muito abrangente para o cinema independete, e estar aqui como júri e competindo com o meu filme “Stars” é algo muito especial, uma grande oportunidade para mostrar e conhecer novos cinemas durante 11 dias”, aponta.
Filmes que competem pelo prêmio principal: Competencia Internacional
– La flor, de de Mariano Llinás (Argentina)
– Paisaje, de Jimena Blanco (Argentina)
– Azougue Nazaré, de Tiago Melo (Brasil)
– As boas maneiras, de Marco Dutra y Juliana Rojas (Brasil-Francia)
– Les Faux Tatouages, de Pascal Plante (Canadá)
– Dry Martina, de Che Sandoval (Chile-Argentina)
– From Where We’ve Fallen, de Wang Feifei (China)
– Virus tropical, de Santiago Caicedo (Colombia)
– A Tiger in Winter, de Lee Kwang-kuk (Corea del Sur)
– A Horrible Woman, de Christian Tafdrup (Dinamarca)
– When She Runs, de Robert Machoian y Rodrigo Ojeda-Beck (Estados Unidos)
– 1048 lunes, de Charlotte Serrand (Francia)
– Village Rockstars, de Rima Das (India)
– Violence Voyager, de Ujicha (Japón)
– Female Human Animal, de Josh Appignanesi (Reino Unido)
– Blue My Mind, de Lisa Brühlmann (Suiza)