O #ClubeCinemaTVC desta semana é especial, pois versa sobre o Documentário.
Mas afinal, Documentário é Cinema? É um gênero ou um tipo de linguagem? Cinema, sim, e com as estreias nos cinemas de “Rio de Vozes” e “Transversais”, de muita qualidade. Também podemos cravar que é um gênero, e também um tipo de linguagem. E nas duas obras que contam histórias do Nordeste, também mostram a força do Cinema cearense, sempre presente nos cinemas, além da participação e premiações em festivais pelo Brasil e até mundo.
No primeiro bloco, Daniel Herculano conversa com a cineasta Andrea Santana – direto da França -, que em parceria com Jean-Pierre Duret, assina o doc “Rio de Vozes”, sobre a população ribeirinha do Rio São Francisco. O longa, em cartaz nos cinemas, foi elogiado pelos Irmãos Dardenne (dupla vencedora da Palma de Ouro em Cannes) após exibição em terras francesas: “Um filme de imensa beleza, que celebra a verdadeira sabedoria e inteligência empírica das mulheres e dos homens acerca do próprio trabalho.” A distribuição é da Pandora Filmes.
Na segunda parte é a vez de bater um papo com o diretor de “Transversais”, Émerson Maranhão. Documentário que, desde 2021 coleciona prêmios e participações em festivais de Cinema, e agora estreia em sessões regulares nos cinemas de algumas capitais do Brasil, com distribuição da Deberton Filmes. Segundo a Folha de SP, “Transversais” foi um dos “30 filmes imperdíveis para ver na Mostra de Cinema de SP”. Produzido por Allan Deberton, o documentário tem direção e roteiro do jornalista Emerson Maranhão, e é com ele que conversamos. E para quem não lembra, o Governo Federal tentou censurar a produção do documentário cearense premiado.
Assista agora o programa exibido no último dia 19/02, na íntegra.