Dirigido pela viúva de Hector Babenco, a atriz Bárbara Paz, “Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou” estreia no Canal Brasil no domingo (21/02), às 22h, com reapresentações programadas (veja abaixo no serviço).
Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, premiado como Melhor Documentário em Mumbai e Viña del Mar e exibido em mais de 20 festivais internacionais, foi o filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2021 – agora já fora da corrida. Através de relatos marcantes sobre as memórias, amores, reflexões, intelectualidade e a frágil condição de saúde de Babenco, o documentário revela como o seu amor pelo cinema o manteve vivo por tantos anos.
“Eu já vivi minha morte, agora só falta fazer um filme sobre ela”, disse Babenco (1946-2016) à companheira, quando percebeu que não lhe restava muito tempo de vida. O cineasta conviveu com a iminência da morte durante quase trinta anos: quando lançava “Brincando nos Campos do Senhor”, em 1990, descobriu um câncer que, segundo os médicos, lhe daria alguns meses a mais de vida. Barbara aceitou a missão e realizou o último desejo de Babenco. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta, Babenco se desnuda em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida.
Babenco, Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (2020)(74’)
INÉDITO e EXCLUSIVO
Classificação etária: 14 anos
Direção: Bárbara Paz
Horários: domingo, dia 21/02, às 22h; quarta, dia 24/02, às 23h15; e sábado, dia 27/02, às 2h45.