Imagina esperar o ano inteiro para fazer aquela viagem de férias para a praia e acabar em uma casa caindo aos pedaços localizada no meio do nada? É o que acontece com Lima (Maurício Manfrini), Jussara (Cacau Protásio), Renata (Danielle Winits), Alexandre (Antônio Fragoso), Rocha (Charles Paraventi), Vanete (Elisa Pinheiro), Diguinho (Nilton Bicudo) e Elen (Aline Riscado) em “Os Farofeiros”, comédia dirigida por Roberto Santucci, em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.
Em conversa com o Clube Cinema, os protagonistas Maurício Manfrini – mais conhecido como o Paulinho Gogó, personagem de A Praça é Nossa – e Cacau Protásio, a Terezinha da comédia “Vai que Cola”, revelaram todas as comédias por trás desse mais novo sucesso do cinema nacional.
O projeto “Os Farofeiros”
Maurício Manfrini: eu ia gravar o filme do Paulinho Gogó, mas como houve mudança de calendário nas filmagens, o projeto do novo filme do Roberto Santucci me foi oferecido, e entendi como um grande presente fazer uma estreia ao lado da Cacau Protásio. A coincidência é que vejo nela, a única escolha para fazer a “nega Juju”, esposa do Gogó no filme vindouro.
Cacau Protásio: sinceramente, eu nem lí o roteiro… Estava comprando um apartamento novo, e assinei no ato. Mas claro, com tantos talentos envolvidos (roteiro do Paulo Cursino, direção do Santucci, protagonismo do “Gogó”), eu tinha certeza que estava fazendo a escolha certa. Todo mundo se divertiu muito, e o todo mundo do elenco virou “amigos para sempre”.
Improviso nas filmagens
Cacau: olha, foi literalmente uma comédia essas filmagens. TODAS as cenas que o Maurício entrava comigo ele improvisava, e soltava uma piada diferente. Mas mudava tanto, que a cada take eu tinha que me virar para fechar a piada sem rir… Acho que vem continuação por aí.
Maurício: eu vim do rádio originalmente, sempre vivi de impriviso. Na Praça é Nossa quase sempre é improviso, o Carlos Alberto nem sabe o que eu vou inventar, então em “Os Farofeiros” foi apenas normal para mim, continuar improvisando. Mesmo seguindo a historinha do roteiro.
Inspiração e filmes prediletos
Maurício: Tutuca, Dicró, Nerso da Capetinga… aqui no Ceará nem preciso citar, mas claro, Chico Anysio. Eu não assisto dramas, pessoal morrendo, doente, essas coisas, só vejo comédia mesmo, entre os meus preferidos estão todos os filmes dos Trapalhões.
Cacau: eu me via na Whoopi Goldberg, uma mulher negra, que não é linda, mas que faz sucesso com o seu talento, com a sua comédia. Mas também me inspiro na Queen Latifah. Eu vejo até os dramas que elas fazem, me emocionam mesmo, mas prefiro as comédias, né… Posso citar Mudança de Hábito 1 e 2, Chicago, Um Salão do Barulho, As Férias da Minha Vida. Não posso esquecer de lembrar da série Sex and the City, amo, pois tem drama, comédia e romance na medida certa.