Francisglaydisson. Esse é o nome do herói cearense que superou Wolverine e Os Smurfs. Após atingir meio milhão de espectadores no Brasil desde de sua estreia em 9 de agosto, a comédia Cine Holliúdy chega ao Sudeste, com 50 cópias distribuídas nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).
O filme de Halder Gomes é falado em “cearensês” e por isso é o primeiro filme nacional com legendas em português. Em sua terra natal, o longa entra em sua 15º semana em cartaz e já alcançou um total de 290 mil espectadores, batendo o recorde de público no Ceará de blockbusters como Titanic (1997), Tropa de Elite 2 (2009) e Os Vingadores (2012).
Ao custo de apenas R$ 1 milhão, valor considerado baixo para os parâmetros das grandes produções nacionais, Halder Gomes escreveu, dirigiu e produziu Cine Holliúdy. Uma pequena grande comédia que exalta a paixão do cineasta pelo cinema ao homenageá-lo nas telonas.
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Bilheteria
Como forma de estratégia do seu realizador e da Downtown Filmes, distribuidora do longa, Cine Holliúdy estreou apenas em Fortaleza e Região Metropolitana no dia 9 de agosto deste ano. Com seus 23 mil espectadores, somente no fim de semana de estreia, conforme dados divulgados do Filmes B – portal que analisa o mercado cinematográfico brasileiro. Com esses números, se tornou o filme nacional mais bem colocado no ranking de filmes assistidos nos cinemas do Brasil naquele período, em média de espectadores.
Com somente nove cópias (em 10 salas) o filme alcançou a maior média de público do período no país com 2.293 espectadores por sala, e permaneceu entre os 10 filmes mais assistidos do Brasil por sete semanas consecutivas e retornou para a oitava, não consecutivamente. Em comparação, a comédia cearense superou a média de público de “Círculo de Fogo” (662 pessoas por sala), “Os Smurfs 2” (613) e “Wolverine – Imortal” (500 por sala). “Tropa de Elite 2″, que detinha o recorde de média de espectadores por sala, teve média de 1.800 pessoas por sala no fim de semana de estreia.
Diferente da curva do mercado, em que um filme cai em média 30% de audiência por semana, a comédia em “cearensês” continuou sua escalada de sucesso. Na segunda semana o filme teve um crescimento de 28%, conforme os dados da Rentrak, consultoria especializada em bilheteria pelo mundo. Todos esses números alçaram o filme a fenômeno de bilheteria, fora da curva das possibilidades do mercado.
Downtown
O fundador e diretor da Downtown Filmes, Bruno Wainer – que tem entre os sucessos “Minha Mãe é Uma Peça – O Filme”, “O Concurso” e “Divã” – avalia que o sucesso de “Cine Holliúdy” em Fortaleza superarou as expectativas: “eu esperava um bom resultado, mas superou e muito”.
Sobre sua expansão para o Brasil, Wainer explica que o fenômeno de audiência existiu, mas para a estreia no eixo Rio-São Paulo não está criando nenhum tipo de expectativa. “Estou com meus pés bem plantados no chão. O que aconteceu com Cine Holliúdy no Nordeste, principalmente no Ceará, é uma coisa nova. E nem sempre é percebida na mesma hora pelas outras regiões do Brasil. Não há como esperar o mesmo resultado no Sudeste do que ocorreu no Ceará”.
Segundo ele, a estratégia de lançar o filme somente no Ceará foi para testar como laboratório. “O acesso ao trailer no Youtube foi 200 mil, números altíssimos. No Ceará, a gente pode dar ao filme as condições de um grande lançamento e os custos também facilitaram. Foi um conjunto de ações. Se eu espalhasse em outras praças, não teria o mesmo resultado”, explica.
Além disso, Bruno Wainer considerou que a partir do filme cearense, abre-se mais uma possibilidade do cinema brasileiro. “Independente do resultado no Sudeste, a Downtown Filmes está muito feliz com o filme, é uma grande vitória para o cinema brasileiro e sobretudo para o cinema cearense” ressalta o carioca. “Não adianta fazer filme que ninguém assiste. É uma obra autoral, comercial, regional ao mesmo tempo. Existe um núcleo no Ceará que faz cinema com resultado. Não está acontecendo por acaso”, elabora Wainer.
Elogios
O filme chamou a atenção também de bambas como o diretor Fernando Meirelles, indicado ao Oscar por Cidade de Deus (2002), que escreveu em seu Twitter elogios rasgados tanto ao filme, quanto a seu protagonista. “Edmilson Filho, de Cine Holliúdy, que bateu o Wolverine no Ceará, é gênio. O Brasil não vê um comediante popular assim desde Oscarito”. Meirelles afirmou ainda que “a última sequência do filme, onde ele conta o filme para a plateia, é cena antológica. Chaplin ficaria de boca aberta”.
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O filme
Nos anos 70, Francisglaydisson (Edmílson Filho), sua esposa Maria das Graças (Mirian Freeland) e seu filho Francisglaydisson Filho (Joel Gomes) chegam em Pacatuba, pequena cidade do interior do Ceará, e decidem abrir um cinema, o tal Cine Holliúdy. A obra assume a sua simplicidade a partir de uma história que se transforma numa lição de vida.
A mensagem clara é ‘acredite nos seus sonhos’, e quando esses sonhos são iluminados na tela de cinema (que pode ser até uma rede branca esticada no meio da praça), tudo se torna mágico. Mesmo com problemas de ritmo e uma dramaticidade desnecessária, o resultado é uma comédia hilariante, romântica até, que brinca com o lúdico e a nostalgia com suas exibições mambembes de cinema no interior do Ceará. O longa é inspirado no curta-metragem, premiado nacional e internacionalmente, Cine Holiúdy – O Astista Contra o Caba do Mal (2004).
Expansão
Após a estreia em 10 salas em Fortaleza e região metropolitana, a comédia conquistou outras 11 cidades do Nordeste-Nordeste em sua primeira expansão. Manaus, Belém, Maceió, Salvador, São Luís, João Pessoa, Campina Grande, Recife, Teresina, Natal e Aracaju receberam um total de 54 cópias do longa no dia 30 de agosto. A recepção foi satisfatória e de acordo com Halder Gomes, a ideia da Downtown Filmes era distribuir apenas 22 cópias, mas devido o sucesso o número mais que dobrou. O desafio agora é de continuar o sucesso com suas 50 cópia no Sudeste, distribuídos nos cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória.
“Eu sabia que o filme era muito aguardado, mas eu não tinha noção como isso iria se transformar em número, em relação a quantidade de público. Hoje, o espaço do mercado exibidor está prensado por ‘Thor: O Mundo Sombrio’ e ‘Jogos Vorazes: Em Chamas’, cada um em cartaz em mais de mil salas. Já fizemos o nosso trabalho e o público nos recompensou com um recorde no Ceará e meio milhão de espectadores no Brasil – até aqui. Chegar ao Sudeste é para colocar a cereja em cima do bolo e comemorar o bom desempenho de um pequeno grande filmes feito no Ceará”, finaliza Halder Gomes.