A Era do Gelo 4 (Ice Age – Continental Drift, 2012) de Steve Martino e Mike Thurmeier
Depois dos bem sucedidos A Era do Gelo 1, 2 e 3 – o primeiro em 3D (2002; 2006; 2009) com sucessivo aumento em arrecadação de bilheteria, ficou bem claro que a seu estúdio e distribuidora (Blue Sky Animation e Fox) não iria parar tão cedo de produzir mais capítulos com a turma (Manny o mamute, Sid o bicho preguiça e Diego o tigre dentes de sabre, sem esquecer do esquilo Scrat), que por sinal só vem aumentando a cada capítulo. Pois é, e a mais nova animação da trupe, claro é A Era do Gelo 4 (Ice Age – Continental Drift, 2012) de Steve Martino e Mike Thurmeier.
Após uma ação da natureza (ou terá sido obra acidental de Scrat?) as terras são abaladas, dividindo os personagens que vimos pela última vez no capítulo anterior (o trio original e, agora, a família de Manny), além da família de Sid que dá o ar da graça. Assim, o trio Manny, Diego e Sid (acrescentados da vovó preguiça) embarcam em uma aventura após o continente se estraçalhar em pedaços.
Literalmente, pois eles usam um iceberg como um navio improvisado. Na aventura cômica nossos amigos têm de lutar contras piratas um tanto quanto estranhos na tentativa de encontrar um caminho de volta para casa e para seus familiares.
A Era do Gelo 4 é, definitivamente, o mais fraco de toda série, ao utilizar personagens outrora carismáticos e, apenas peões para situações de piadas visuais e passagens de cenários (belos é verdade), mas que não são nada demais. Mesmo em se tratando de uma animação, e um filme e série voltada para os menores, o que antes era diversão justificada com as situações que obrigavam o trio a mudar, a se entender e aceitar a amizade acidental, hoje já demonstrando desgaste por simplesmente não ter mais o que dizer.Mas ainda assim o desenho irá divertir as crianças, e somente elas, enquanto os mais crescidos terão de aguentar um clima morno entre uma e outra piada que escapam.
Mas ao que parece, todo aquele carisma acaba de derreter todo aqui.
NOTA: 6,0
INFORMAÇÕES ESPECIAIS – Os diretores: Steve Martino dirigiu Horton e o Mundo dos Quem! (2008) e Mike Thurmeier co-dirigiu A Era do Gelo 3 (2009);