1. Dois Lados do Amor (The Disappearance of Eleanor Rigby: Them, 2014) de Ned Benson
Conor e Eleanor viviam uma relação amorosa feliz e admirável. Um certo dia, sem explicação, as coisas entre os dois começam a dar errado e eles passam a não se reconhecer como antes. Para acompanhar o desejo de ambos em tentar compreender quando e como a relação degringolou, abre-se uma janela para a subjetividade dos relacionamentos amorosos.
Intrigante história de (des)amor, com grande atuações/entregas do casal (!?). Jessica Chastain + James McAvoy (ou seria MacAvoy – Chastain) estão sensacionais ao destilar seus medos, angústias e sofrimentos. Mas também há espaço para um sopro de romance, na descoberta, no antes e na tentativa de alguma coisa depois.
2. Uma Semana a Três (The Longest Week, 2014) de Peter Glam
Conrad (Jason Bateman) era apenas uma criança quando seus pais endinheirados o deixaram em seu hotel para ser criado pelo empregados. Vinte anos depois, ele desfruta uma vida de luxo, conforto e sem trabalhar. Após receber a notícia do divórcio de seus pais, é posto para fora, sem nenhum dinheiro no bolso. Conrad vai morar de favor na casa de um antigo amigo e se apaixona pela mulher de seus sonhos. Tudo parece correr bem, até que descobre de quem ela é namorada.
Esqueça o título genérico e o poster idem. Um trio afiado (Jason Bateman, Olivia Wilde e Billy Crudup), diálogos bacaninhas e cheios de ironia dão o tom. Uma dramédia romântica que poderia ser assinada facilmente por Wes Anderson. Mas não é. Diverte.
3. Calvário (Calvary, 2014) de John Michael McDonagh
O filme conta a história de um padre com boas intenções e o desejo de tornar o mundo um lugar melhor, mas encontra-se continuamente chocado e entristecido com os habitantes rancorosos e os confrontos que ocorrem em sua cidade.
Drama tão difícil quanto bom. Um padre vive numa ilha de dor e crise existenciais, medo e sacrilégio alheio. E o pior, guarda tudo para si. Após receber uma ameaça de morte em pleno confessionário, o que resta é beber uma cerveja e e contar os dias para encarar a morte de frente.
4. Mistério de God’s Pocket (God’s Pocket, 2014) de John Slattery
O louco enteado de Mickey Scarpato (Philip Seymour Hoffman) é morto num acidente em uma construção. Ele rapidamente tenta enterrar o corpo para se livrar do problema, mas um jornalista local começa a procurar a verdade por trás dos fatos. Mickey encontra-se numa situação complicada, com um corpo que não pode enterrar, uma mulher que não consegue agradar e uma dívida que não pode pagar.
Philip Seymour Hoffman ainda vivi… No cinema. Drama interessante sobre como uma morte pode atingir uma pequena cidade do interior americano. Richard Jenkins, como um jornalista que transpira a cidade em seus textos, também detona.
5. Sr. Turner (Mr. Turner, 2014) de Mike Leigh
J.M.W. Turner (Timothy Spall) é um pintor inglês impressionista apaixonado pelas luzes e pelo efeito da iluminação do mar, nas cidades, nas construções e nas paisagens. Solteiro e pai de duas filhas, Turner, em um período triste de sua vida, conhece uma mulher fantástica, por quem se apaixona.
Drama baseado em um história real, concorreu à Palma de Ouro em Cannes e em quatro categorias do Oscar (fotografia, figurino, trilha sonora e design de produção). Filme de época correto, produção corretíssima e atuação vibrante de Timothy Spall.