Festa no Céu (The Book of Life, 2014) de Jorge R. Gutiérrez
O filme: Catrina/La Muerte é uma adorada deusa ancestral, que governa a Mundo dos Lembrados. Ela é ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos, um trapaceiro. Em uma visita à Terra dos Vivos, eles fazem uma aposta. Se a jovem e bela Maria, filha da maior autoridade da cidade de San Angel, escolher se casar com o emotivo violinista Manolo, Catrina ganha, e Xibalba não poderá mais interferir no Mundo dos Vivos, como gosta de fazer; se o preferido for o valente Joaquim, Xibalba passa a governar, também, o Mundo dos Lembrados.
Dividido entre as expectativas de sua família e os desejos de seu coração, um jovem chamado Manolo embarca em uma jornada épica, que se estende por três mundos espetaculares, a fim de se reunir com seu verdadeiro amor e defender sua aldeia.
Porque assistir: baseada nas tradições mexicanas, envolve três mundos diferentes com um visual encantador. Apesar do tema morte/vida após a morte, o tom é cuidadoso e mágico o suficiente para não impressionar negativamente as crianças. Pelo contrário, estimula positivamente a imaginação dos pequenos e encanta os maiores.
Melhores momentos: as canções e os encontros românticos são bem especiais, bonitos mesmo. A descoberta do mundo dos mortos – em pleno dia dos mortos, é um deslumbre.
Pontos fracos: a questão de ter um contador de histórias, deixa as coisas um pouco previsíveis.
Na prateleira da sua casa: indicado ao Oscar de melhro animação, o DVD traz bons extras, incluindo os especiais “As Aventuras de Chuy”; “Máquina de Música”; o clipe musical: “No Matter Where You Are” interpretado por Us the Duo; Comentário em áudio; Galeria e Trailer. Além desses extras, no Blu-Ray há também “Um Olhar Especial para Festa no Céu”; A Música da Festa; Carpinteiros digitais: os bastidores de Festa no Céu na Reel FX.
Com produção de Guillermo del Toro – indicado ao Oscar por O Labirinto do Fauno (2006) e cineasta de Hellboy 1 e 2 (2004; 2008) e Círculo de Fogo (2013) – é recomendado para crianças sonhadoras, adultos aventureiros, casais apaixonados, pais, filhos, vovô e vovó, tranquilamente.