O termo “blockbuster” é aplicado ao cinema, teatro, e até também aos games, indica uma produção muito popular ou bem-sucedida. O uso da indústria de entretenimento foi originalmente gíria teatral referindo-se a uma peça particularmente bem sucedida, mas agora é usado principalmente pela indústria cinematográfica. O termo “sucesso” no cinema geralmente fala com o tamanho tanto da narrativa e da escala de produção. Nos EUA, um filme é considerado um blockbuster quando o mesmo ultrapassa uma bilheteria de U$ 100 milhões de dólares.
No mercado de cinema americano, o primeiro filme a ser batizado como um blockbuster foi Tubarão (Jaws, 1975) de Steven Spielberg. Não nasceu como uma superprodução, mas estourou seu orçamento por diversas vezes, começando em U$ 4 milhões e sendo finalizado por U$ 9 milhões de dólares.
Seu principal problema durante sua produção foi a sua salvação. As filmagens se tornaram cada vez mais complicadas e com muitos atrasos devido à problemas com seu tubarão mecânico. Com isso, a solução encontrada foi a de não apresentar seu predador ao longo do filme, e apenas sugerir a sua presença. Causou mais medo, e as filas dos cinemas dobravam quarteirões. Sua bilheteria final (apenas nos EUA) bateu os 260 milhões de dólares.
Nascia ali a era dos blockbusters, sacramentado com Star Wars – Episódio IV, que quando estreou no Brasil em 1977 se chamava Guerra nas Estrelas – também indicado ao Oscar de melhor filme.
Em linhas gerais, um blockbuster por natureza são filmes possuem uma linha de trama e/ou conceito (nos últimos anos as formas de maiores suprimento foram os livros, HQs e brinquedos), geralmente estreiam no verão americano (entre maio e julho) – mas alguns apostam no Natal, são superproduções (e os orçamentos que eram de 30 a 50 milhões, em média, batem agora entre 100 e 150 milhões), e em alguns casos, são passíveis de continuações.
Não são filmes para ganhar prêmios, e sim fazer muito dinheiro, independente de suas qualidades. Mas alguns deles possuem qualidades que vão além de mero entretenimento, e atraem a atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, vulgo Oscar, o prêmio máximo da indústria de Hollywood.
Vamos a lista de 17 blockbusters que disputaram o Oscar de melhor filme, que totalizam 159 indicações e 80 estatuetas nas mais diferentes categorias, entre eles estão a primeira aventura de Indiana Jones, Star Wars, Trilogia Senhor dos Anéis, Avatar, E.T. e até uma fita de ação baseada numa série de TV (O Fugitivo).