Quando se trata das traduções ou adaptações de títulos de filmes estrangeiros para o mercado no Brasil, há um consenso em afirmar que muitas das distribuidoras sempre escolhem os títulos mais genéricos possíveis. O Tribuna do Ceará já publicou até uma lista com traduções bizarras no cinema. Mas agora vamos fazer o caminho inverso.
Você sabe como os filmes nacionais são batizados lá fora?
Alguns possuem títulos internacionais que adaptam bem o que o filme brasileiro diz. O Pagador de Promessas (1963) é ‘The Given Word’ ou algo como A Palavra de Compromisso, ou uma pessoa que cumpre o que diz, então ok.
[tribuna-saiba-mais id=”5356″ align=”aligncenter”]A comédia De Pernas para o Ar (2010) é conhecido no exterior como ‘Head Over Heels’, ou De Cabeça para Baixo, que dá na mesma confusão do original. Minha Mãe é uma Peça – O Filme (2013) se tornou ‘My Mom Is a Character’ ou Minha Mãe é um Personagem, bem propício ao original.
A fita Houve uma Vez 2 Verões (2002) foi simplificado para ‘Two Summers’ (Dois Verões), beleza, e o romance de Breno Silveira, Era Uma Vez… (2008) teve o título complementado: ‘Once Upon a Time in Rio’ ou Era uma Vez no Rio. O Som ao Redor (2012) virou ‘Neighboring Sounds’ ou Sons da Vizinhança, que funciona bem, e o indicado ao Oscar O Qu4trilho (1995) ficou em Quartet ou Quarteto, certinho.
Eu Tu Eles (2000) e Cidade de Deus (2002) são literais (‘Me-You-Them’ e ‘City of God’, respectivamente). Tropa de Elite e sua continuação (2 – O Inimigo Agora é Outro) são bem iguais, ‘Elite Squad’ 1 e 2 (ou Esquadrão de Elite 1 e 2) e até o subtítulo da continuação adapta bem (‘Enemy Within’, Inimigo Interno). Já quando Praia do Futuro (2014) estreou em Berlim, por opção do diretor cearense Karin Ainouz, ele não quis traduzir e cravou um original ‘Praia do Futuro’ e disse algo como “o título do filme não precisa ser traduzido, Praia do Futuro é um lugar”.
Mas o Tribuna do Ceará pesquisou e listou 10 curiosos títulos de filmes nacionais no exterior. Divirtam-se.
O Cangaceiro (1953) de Lima Barreto
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) de Gláuber Rocha
Romance da Empregada (1987) de Bruno Barreto
A Grande Arte (1990) de Walter Salles
O Que É Isso, Companheiro? (1997) de Bruno Barreto
Central do Brasil (1998) de Walter Salles
Abril Despedaçado (2001) de Walter Salles
Lavoura Arcaica (2001) de Luiz Fernando Carvalho
O Céu de Suely (2006) de Karin Ainouz
Flores Raras (2013) de Bruno Barreto