Um antigo programa de TV de Jô Soares, ‘O Planeta dos Homens’, tinha um bordão: ‘O macaco tá certo’! Mas será mesmo? Na esteira do lançamento do novo ‘Planeta dos Macacos – O Confronto’ (2014), em que o macaco Ceasar (Andy Serkis) comanda os símios em um possível confronto contra os humanos, o Tribuna do Ceará seleciona uma lista para você saber mesmo se ‘o macaco está certo’.
O clássico de 1933 foi feito com miniaturas e muita imaginação – o gorilão só tinha 30 centímetros nas filmagens! Até hoje é copiado e aplaudido. O filme foi refilmado incontáveis vezes, mas a única digna de nota é a de 2005, dirigida por Peter Jackson.
–
Um filme à frente do seu tempo, ganhou um Oscar especial por sua maquiagem visionária. Sci-fi baseada no romance de Pierre Boulle, tem cena final icônica e um Charlton Heston inspirado. Gerou continuações, refilmagens, série de TV e até desenho animado.
–
Clint Eastwood já foi um brutamontes… Mas sempre soube atuar nesse tipo de filme, com algo de conquistador, fanfarrão e até canastrão/exagerado. Aqui ele é um lutador de rua que tem um chipanzé como animal de estimação.
–
Baseado no clássico conto de Edgar Rice Burroughs, a adaptação do oscarizado Hugh Hudson (Carruagens de Fogo) é humana e bate muito no realismo animal. E faz até Christopher Lambert atuar! Fita concorreu ao Leão de Ouro em Veneza e ao Oscar de roteiro adaptado.
–
Sessão da tarde divertida com Matthew Broderick pós Curtindo a Vida Adoidado, Helen Hunt pré-Oscar (Melhor é Impossível) e macacos inteligentes em um projeto secreto do governo americano.
–
Sigourney Weaver ganhou o Globo de Ouro (melhor atriz-drama) e concorreu ao Oscar por sua atuação na história real da ambientalista Dian Fossey.
–
Aventura bacaninha do mesmo autor de Jurassic Park (1993) e do diretor de Vivos e Aracnofobia, investe na interação entre um símio desenvolvido e um cientista americano. Contudo, uma viagem até o Congo – da origem do animal – revelará planos diferentes do previsto.
–
Quando um antropólogo que deixou a sociedade para viver na selva com os primatas é preso por assassinato, cabe a um jovem psiquiatra decifrar a verdade dentro da sua mente.
–
Lendária gorila da montanha de cinco metros é levado para um santuário animal na Califórnia por um zoólogo e uma jovem mulher a quem ele cresceu. Leve e descontraído, serve para adultos e crianças. E tem Charlize Theron.
–
Versão da Disney para a história clássica de Edgar Rice Burroughs. desenho animado ágil e que conta com a bela canção de Phill Collins “You’ll Be In My Heart” – vencedora do Oscar.
–
A reimaginação de Tim Burton é intrigante, acelera demais em alguns momentos – e derrapa, tem humanos com atuações inferiores aos macacos e um final completamente incompreensível. Já o visual é incrível.
–
A única refilmagem digna do clássico de 1933. Peter Jackson arquiteta um filme pipoca genial, com direito a loucuras, cinema dentro do cinema, glamour e um romance belíssimo em o macacão e a diva Naomi Watts.
–
Em meio as corridas psicodélicas de Speed Racer e os pilotos concorrentes, o macaco Zequinha sempre curte uma velocidade. O filme fracassou, mas é uma bela diversão.
–
O naturalista Charles Darwin faz uma pesquisa que o leva a elaborar a teoria da evolução. E caro, uma linha que une os macacos e os homens estão entre suas principais descobertas.
–
O reinício da saga dos macacos baseado no livro de Pierre Boulle é incrível. Une tecnologia de ponta – o macaco líder Ceaser é interpretado através de uma captação de movimentos do ator Andy Serkis – e traz uma história envolvente. Os humanos estão prontos para conviver com macacos evoluídos?