Completando 100 anos em 2014, a I Guerra Mundial durou quatro anos (1914 à 1918) e cerca de oito milhões de homens morreram nos campos de batalhas. O conflito armado, que destruiu as finanças da Europa e acendeu a fagulha do nazismo na Alemanha, foi temas de diversos filmes. Mas que sempre fica à margem da história cinematográfica que a tão explorada II Guerra Mundial.
Com alusão ao seu centenário, o Clube Cinema seleciona 10 filmes inesquecíveis sobre o acontecimento que marcou a história também nas telas de cinema de todo o mundo.
Asas (1927): Dois jovens de classes sociais diferentes, se apaixonam pela mesma mulher pouco antes de tornarem-se pilotos de caça na 1 ª Guerra Mundial. O primeiro vencedor do Oscar de melhor filme levou também a estatueta de melhor efeitos visuais.
Sargento York (1941): Biografia de um soldado americano que tinha a pretensão de ser um pacifista, mas que acaba se tornando um herói da 1 ª Guerra Mundial. No papel de protagonista, Gary Cooper venceu o Oscar de melhor ator.
Glória Feita de Sangue (1957): Durante a 1ª Guerra Mundial, soldados se recusam a continuar com um ataque que parece ser suicida, e seus superiores decidem julgá-los e fazer deles um exemplo para toda a corporação nas trincheiras. Indicado ao BAFTA de melhor filme e ganhou em 1992 o registro do National Film Preservation Boar, como uma obra preservada para a história.
Lawrence da Arábia (1962): Durante a 1ª Guerra Mundial, um oficial militar britânico que serve no norte da África aceita a missão de ser observador na Arábia Saudita. Sua colaboração é decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos no Oriente Médio. Vencedor de 7 Oscar, incluindo melhor filme e diretor.
Reds (1981): Pouco antes da 1ª Guerra Mundial, um jornalista norte-americano torna-se um radical comunista e participa da revolução de outubro na Rússia de 1917. Ao voltar aos EUA, ele espera trazer o seu espírito de idealismo com um sonho de liderar uma revolução semelhante. Vencedor do Globo de Ouro de melhor direção e indicado ao Oscar de melhor filme.
Gallipoli (1981): Dois velocistas australianos se alistam no exército e se tornam soldados durante a 1ª Guerra Mundial. Quando são enviados para Gallipoli, na Turquia, participam da trágica batalha que entrou para a história. Indicado ao Leão de Ouro em Veneza e ao Globo de Ouro de filme estrangeiro.
Lendas da Paixão (1994): Três irmãos se apaixonam por uma mesma jovem, a noiva do caçula, que vai servir na 1ª Guerra Mundial para provar o seu valor. O do meio, aprendeu com os índios a ter um espírito aventureiro e se alista para tentar proteger o irmão. Oscar de melhor fotografia.
Feliz Natal (2005): Enquanto a neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, o Natal de 1914 acontece em plena 1ª Guerra Mundial. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras, deixam seus rifles de lado e apertam as mãos do inimigo ao confraternizar o Natal. Indicado ao Oscar e Globo de Ouro de filme estrangeiro.
Eterno Amor (2004): Após o término da 1ª Guerra Mundial, uma mulher empreende uma busca incessante por seu noivo, que desapareceu nas trincheiras do Somme, durante o conflito armado. Drama romântico indicado ao Globo de Ouro de filme estrangeiro.
Cavalo de Guerra (2011): Jovem camponês estabelece uma conexão jamais imaginada com o cavalo Joey. Com treinamentos e aptidões, a cavalaria britânica o leva embora para servir durante a 1ª Guerra Mundial. Nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação. Indicado ao Oscar e Globo de Ouro de melhor filme (drama).