10 Anos de Pura Amizade (10 Years, 2011) de Jamie Linden
O filme: após a formatura de 10 anos da turma, um grupo de amigos se reúne numa festa que trará muitas emoções e lembranças.
Vários estão casados, outros solteiros, alguns namoram e muitos deles permanecem os mesmos, apesar de uma década mais velhos. Mas independente das diferenças de sucesso ou fracasso (pessoal e profissional), o que permanece sólida é a amizade entre todos.
Porque assistir: para quem curte aqueles filmes de reencontros de amigos, com histórias relembradas e reencontros inevitáveis, onde drama, romance e comédia se confundem.
O elenco – relativamente jovem e diversificado, com rostos conhecidos (Channing Tatum; Rosario Dawson; Ron Livingston; Justin Long) e outros nem tanto (Max Minghella; Lynn Collins, Kate Mara; Anthony Mackie; Brian Gerghty; Aubrey Plaza; etc), mas que se saem muito bem.
Melhores momentos: Oscar Isaac, que interpreta o astro de rock Reeves, interpreta a bela canção “Never Had” de sua autoria, com um significado bem especial.
Pontos fracos: a insistência em estabelecer os estereótipos, como o grande e brigão Cully (Chris Pratt), que insiste em se desculpar pelos anos de tormento aos nerds e outros alunos perdidos. Da primeira vez vale a piada, mas lá pela zilionésima vez, descamba.
Na prateleira da sua casa: um drama simples (com ecos de romance) e soa sincero, capaz de divertir e emocionar.