Incompatível com a Vida (2023) de Eliza Capai
Tomando emprestado para o seu título um termo médico que denomina o diagnóstico pré natal de malformação congênita, implicando na morte do feto ainda no útero ou após o parto, Incompatível com a Vida (2023) é um corajoso auto retrato do registro da gravidez e aborto de sua diretora, Eliza Capai, que também conversa com outras mulheres que tiveram vivências dolorosas parecidas à sua. Documentário vencedor do Festival É Tudo Verdade 2023, consegue ser, ao mesmo tempo, potente, informativo, mas também repulsivo e até invasivo com os sentimentos alheios.
Em meio à importante questão de saúde que a relatora do caso e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, deve começar a julgar em breve numa ação que pede a descriminalização do aborto, a ser realizado até 12 semanas de gestação, a narrativa documental se faz necessária, mas algumas de suas sequências não. Especialmente duas despedidas, uma com seu feto, pós aborto, e outra ao fim do próprio relacionamento. E se durante a exibição do longa era comum ouvir grandes fungados que entoavam um choro dolorido, ao final do filme, gritos e palmas para a dura obra de Eliza Capai.
A diretora
Eliza Capai estreou como diretora no curta-metragem Tão Longe é Aqui (2013). Se destacou no cenário cinematográfico com o doc-longa O Jabuti e a Anta (2016), aplaudido pela crítica. Premiada no Festival de Berlim – Troféu da Paz e Troféu Anistia Internacional – com Espero tua (Re)volta (2019), obra indicada ao BAFICI (Melhor Filme – Direitos Humanos) e que ganhou quatro prêmios no Cine PE (Filme, Roteiro, Montagem e Prêmio da Crítica – Abraccine). Com “Incompatível com a Vida” venceu o Festival É Tudo Verdade 2023.
30º Festival de Cinema de Vitória
Documentário fortíssimo sobre o aborto, Incompatível com a Vida abriu o 30º Festival de Cinema de Vitória (ES). Um dos mais tradicionais festivais do país começou na última segunda-feira (18) e segue até sábado (23) exibindo um total de 98 filmes, sendo cinco longas na principal competitiva, 93 curtas e uma mostra competitiva de videoclipes, que juntos, apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea. O evento capixaba apresenta 12 Mostras Competitivas, além de workshops, debates e eventos culturais, de programação 100% gratuita.