Os melhores de 2022, em um ano especial e de conquistas. Ano em que, através da Fipresci e Abraccine, virei um votante internacional do Globo de Ouro, e pude votar para, primeiro, compor os indicados, e posteriormente nos meus preferidos para eleger os vencedores da 80º edição do Globo de Ouro.
Agradeço a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), através dela tive acesso a filmes que ainda nem estrearam por aqui, e outros tantas obras importantes. Por isso mesmo que dentre os meus escolhidos como “melhores do ano”, n]ao vale mais a regra de “filmes lançados comercialmente no Brasil em 2022”, mas sim, aqueles que estiveram elegíveis para a premiação do Globo de Ouro 2023.
A cerimônia de premiação ocorre dia 12 de janeiro de 2023, e a a minha lista de melhores filmes do ano seguem agora:
1 – Os Fabelmans (The Fabelmans) de Steven Spielberg: o jovem Sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver “O Maior Espetáculo da Terra”. Armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros – e sobre nós mesmos. Os Fabelmans é uma história vagamente baseada na própria infância do diretor Steven Spielberg, com um jovem aspirante a cineasta no centro da história.
2 – Argentina, 1985 (Idem) de Santiago Mitre: Baseado em fatos reais, o filme se inspira na história de Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe processam militares da ditadura argentina, mais conhecida como Julgamento das Juntas, que julgaram as cabeças da Ditadura Militar Argentina. Strassera e Ocampo enfrentam-se à influência das pressões políticas e militares e reúnem a uma equipa legal de advogados para levar a cabo o julgamento das juntas. O Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. Começando em 22 de abril de 1985, o julgamento durou muito tempo, cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas que viram o chamado “causa 13”.
3 – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once) de Daniel Kwan e Daniel Scheinert: Acompanhamos a história de Evelyn Wang (Michelle Yeoh) uma mulher que se envolve por acaso em uma aventura multidimensional que coloca o destino de todos os universos em suas mãos – e também a faz questionar quem ela é para si mesma e sua família.
4 – Não! Não Olhe (Nope!) de Jordan Peele: Numa cidade do interior da Califórnia, e que começa a ter eventos bizarros, uma dupla de irmãos possue um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de TV, inspirada no velho oeste.
5 – Pinóquio (Pinocchio) de Guillermo Del Toro e Mark Gustafson: Releitura sombria e distorcida do famoso conto de fadas de Carlo Collodi sobre o boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. Situado em 1950 na Itália comandada pelo fascismo, Pinóquio ganha a vida quando seu criador talha a forma de um menino em madeira. Mas essa não é qualquer história que todos estão acostumados a ver sobre o menino travesso de madeira. Ao ganhar vida, Pinóquio acaba não sendo um menino tão legal, criando travessuras e pregando peças. Mas ele acaba aprendendo algumas lições ao longo de sua jornada.
6 – Top Gun – Maverick (Idem) de Joseph Kosinski: Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) é um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona muitas condecorações, medalhas de combate e grande reconhecimento pela quantidade de aviões inimigos abatidos nos últimos 30 anos. Entretanto, nada disso foi suficiente para sua carreira decolar, visto que ele deixou de ser um capitão e tornou-se um instrutor. A explicação para esse declínio é simples: Ele continua sendo o mesmo piloto rebelde de sempre, que não hesita em romper os limites e desafiar a morte. Nesta nova aventura, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas.
7 – Piggy (Cerdita) de Carlota Pereda: Com o sol de verão em sua cidade rural espanhola, Sara se esconde no açougue de seus pais. Uma adolescente cujo excesso de peso a torna alvo de bullying incessante, ela foge de um bando de garotas que a atormentam na piscina da cidade, apenas para se deparar com elas sendo brutalmente sequestradas por um estranho, que vai embora com elas em sua van. Sara fica intrigada com o estranho – um interesse mútuo – ela está dividida entre revelar a verdade e proteger o homem que a salvou.
8 – Até os Ossos (Bones and All) de Luca Guadagnino: Baseado no romance homônimo de Camille DeAngelis, acompanhamos Maren Yearly (Taylor Russell), uma jovem que quer as mesmas coisas que todos nós. Ela quer ser alguém que as pessoas admiram e respeitam. Quando sua mãe a abandona no dia seguinte ao seu aniversário de dezesseis anos, Maren vai à procura do pai que nunca conheceu e encontra muito mais do que esperava ao longo do caminho. O amor floresce entre uma jovem à margem da sociedade e um vagabundo marginalizado (Timothée Chalamet) enquanto eles embarcam em uma odisseia de 3.000 milhas pelas estradas secundárias da América.
9 – Marte Um (Brasil, 2022) de Gabriel Martins: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
10 – A Baleia (The Whale) de Darren Aronofsky: adaptação de uma peça teatral que conta a história de um professor de inglês recluso que sofre de obesidade mórbida (Brendan Fraser) e tenta se encontrar com a filha adolescente em uma última chance de redenção.
MENÇÕES HONROSAS
Carvão (Idem, Brasil, 2022) de Carolina Markowicz: No interior do Brasil, uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca tem suas vidas mudadas quando uma enfermeira oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder.
Triângulo da Tristeza (Triangule of Sadness) de Ruben Östlund: Sátira dos tempos em que vivemos, divido em três atos. No primeiro, acompanhamos os jovens modelos Carl (Harris Dickinson) e Yaya (Charlbi Dean), emergentes do mundo fashionista enquanto tentam se tornar influencers. No segundo, estamos em num cruzeiro de luxo, o qual o casal fashionista estão em meio a um grupo de milionários, liderado por um capitão alcóolatra (Woody Harrelson). O ato final, se passa numa ilha, e evoca o que podemos passar para sobreviver ao caos da situação. Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Aftersum (Idem, 2022) de Charlotte Wells: Sophie reflete sobre a alegria e a melancolia das férias que ela tirou com seu pai 20 anos antes. Memórias reais e imaginárias preenchem as lacunas enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que desconhecia.