A lista da Variety foi publicada nesta sexta-feira (21), e é assinada por William Earl com a participação da dupla de cineastas Joseph e Vanessa Winter, reproduzida aqui
Outubro é mês do Halloween, e a Variety publicou uma lista com os 10 filmes de terror found footage fundamentais para o Cinema. Mas de forma peculiar, a lista é assinada pela dupla de roteiristas e diretores, Joseph e Vanessa Winter, que estão ajudando a reviver a percepção de found footage com “Deadstream” e “V/H/S/99”. O primeiro é sobre um YouTuber desgraçado que planeja se filmar em uma casa mal-assombrada durante a noite. A segunda é o segmento final do episódico da quinta parte da série de antologias de found footage. Ambos os projetos usam found footage de maneira inventiva e provam que ainda há muita criatividade na forma de arte.
Para relembrar, o estilo de found footage levou a alguns dos maiores sucessos do terror, desde o rolo compressor cultural que foi “A Bruxa de Blair” (1999) – que introduziu found footage para o mainstream – até a sensação do primeiro “Atividade Paranormal” (2007). Embora a perspectiva em primeira pessoa possa levar a grandes sustos, Hollywood investiu um pouco demais no gênero e entregou uma abundância de filmes no estilo, muitos dos quais não deram em nada.
Vamos agora descobrir os filmes “Found Footage” preferidos do casal de cineastas Joseph e Vanessa Winter:
1. A Visita (The Visit, 2015) de M. Night Shyamalan: Um garoto (Ed Oxenbould) e sua irmã (Olivia DeJonge) são mandados pela mãe (Kathryn Hahn) para visitar seus avós que moram em uma remota fazenda. Não demora muito até que os irmãos descubram que os idosos estão envolvidos com coisas profundamente pertubadoras que colocam a vida dos netos em perigo.
2. [REC] (2007) de Paco Plaza, Jaume Balagueró: Ángela Vidal (Manuela Velasco) é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.
3. A Bruxa de Blair The Blair Witch Project (1999) de Daniel Myrick, Eduardo Sanchez: Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.
4. Willow Creek (2013) de Bobcat Goldthwait: Kelly e Jim formam um jovem casal que decide seguir o caminho pelo qual, segundo a lenda, teria passado o monstro conhecido como Pé Grande. Kelly não acredita nestas histórias, mas Jim insiste que os diversos desaparecimentos na cidade de Willow Creek podem ser ligados ao monstro. Munidos de uma câmera, eles começam a entrevistar as pessoas no local, e acampar no meio da floresta. Logo, fenômenos inesperados começam a acontecer.
5. O Segredo de Lago Mungo (Lake Mungo, 2008) de Joel Anderson: Alice Palmer morre acidentalmente num lago local. Depois do corpo ser reconhecido, os pais e o irmão começam a presenciar manifestações sobrenaturais em casa ou nas suas imediações. Começam a surgir várias fotografias e vídeos onde pode-se ver a silhueta da jovem. É iniciada então toda uma investigação paranormal que não só vai abalar a comunidade como vai desvendar o verdadeiro segredo por trás da morte de Alice.
6. A Possessão de Deborah Logan (The Taking of Deborah Logan, 2014) de Adam Robitel: Mia Medina (Michelle Ang) está elaborando sua tese de doutorado sobre Doença de Alzheimer. Para melhor entender a doença, ela decide gravar um filme com o cotidiano de uma mulher portadora, Deborah Logan (Jill Larson), e sua filha, Sarah (Anne Ramsay). Mas, com o passar dos dias, coisas estranhas e macabras que não têm nenhuma semelhança com o diagnóstico de Alzheimer começam a acontecer, indicando algo muito mais obscuro.
7. Amizade Desfeita (Unfriend, 2015) de Levan Gabriadze: Quando um vídeo constrangedor de Laura Barns cai na internet, a menina tira a própria vida no pátio da escola. Um ano depois, um grupo de seis amigos conversam via Skype e percebem que há uma sétima pessoa desconhecida na vídeoconferência, que revela ser sua ex-colega de classe, Laura, exigindo saber quem postou o vídeo que a levou à morte. Eles pensam que é uma brincadeira mas logo descobrem que há algo estranho, já que a menina começa a revelar segredos dos amigos e os ameaça de morte.
8. Cuidado com quem Chama (Host, 2020) de Rob Savage: Seis amigos contratam um médium para realizar uma sessão espírita via Zoom durante o isolamento físico causado pelo coronavírus. No entanto, eles recebem muito mais do que esperavam, pois as coisas rapidamente dão errado. Quando um espírito maligno começa a invadir suas casas, eles passam a perceber que podem não sobreviver à noite.
9. V/H/S/94 (2021) de Timo Tjahjanto, Chloe Okuno, Simon Barrett, Ryan Prows, Jennifer Reeder: Após a descoberta de uma misteriosa fita cassete, um time de polícia da SWAT parte em uma missão de alta intensidade em um armazém remoto, apenas para descobrir um culto sinistro cuja coleção de materiais pré-gravados dá início a uma conspiração horrível.
10. O Último Exorcismo (The Last Exorcism, 2010) de Daniel Stamm: Numa fazenda no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, Louis Sweetzer (Louis Herthum) acredita que sua filha Nell (Ashley Bell) está possuída por um demônio. Ele chama o reverendo Cotton Marcus (Patrick Fabian), com dezenas de exorcismos realizados, para salvar a jovem. Marcus decide filmar este seu último exorcismo, mas o que encontra no local é diferente de tudo que já tinha visto antes.