Produção que inaugurou o gênero de horror no Brasil e trouxe ao mundo o personagem Zé do Caixão, “À Meia Noite Levarei sua Alma” (1964) é o melhor filme do cinema fantástico brasileiro, de acordo com levantamento inédito feito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
A pesquisa, realizada com especialistas e críticos de cinema, comprova a importância do cineasta e ator José Mojica Marins para a construção do cinema de gênero no país, rompendo diversas barreiras ao gestar um anti-herói 100% brasileiro e reverenciado mundo afora.
A filmografia de Marins, apesar das muitas dificuldades que o realizador enfrentou ao longo de mais de cinco décadas, especialmente em relação à censura e à falta de apoio governamental, está fortemente presente na lista de 100 melhores filmes do cinema fantástico.
“Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967) ocupa a segunda posição; “Ritual dos Sádicos” (1969), em décimo; “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” (1968), em 11º; “Encarnação do Demônio” (2008), o último longa de Marins, em 17º; e “Exorcismo Negro” (1974), em 30º.
A lista também inclui episódios dirigidos por Marins em filmes coletivos, caso de “Trilogia do Terror” (1968), dividido com Luiz Sergio Person e Ozualdo Candeias, que ganhou a 25ª posição, e de “As Fábulas Negras” (2015), com Joel Caetano, Petter Baiestorf e Rodrigão Aragão, na 57ª.
LISTA – 389 produções de diversas épocas e metragens foram citadas na pesquisa da Abraccine, a primeira no Brasil a envolver o cinema fantástico, que abrange o tripé fantasia, ficção-científica e horror. O levantamento servirá de base para uma publicação com ensaios dedicados a cada um dos 100 melhores, além de artigos históricos.
A dupla Juliana Rojas e Marco Dutra, que, na última década, vem se especializando no horror ligado a tensões sociais, emplacou dois filmes no top cinco, com “As Boas Maneiras” (2017), na terceira colocação, e “Trabalhar Cansa” (2011), na quinta.
Em dupla ou individualmente, Rojas e Dutra tiveram outros longas e curtas na lista: “O Duplo” (2012), em 14º lugar; “Quando Eu Era Vivo” (2014), em 16º; “Sinfonia da Necrópole” (2014), em 50º; e “Um Ramo” (2007), em 69º.
Em quarto lugar aparece “As Filhas do Fogo” (1978), de Walter Hugo Khouri. O mestre paulista também teve um filme na oitava posição, com “O Anjo da Noite” (1974), na 34ª, com “Estranho Encontro” (1958) , e na 44ª, com “Amor Voraz” (1984).
Além destes, têm também presença expressiva na lista Rodrigo Aragão, com cinco filmes, Gabriela Amaral Almeida e Jean Garrett, com quatro cada.
A fantasia melhor colocada é “Filme Demência” (1986), de Carlos Reichenbach, em sexto. Já a ficção-científica mais votada é “Branco Sai, Preto Fica” (2014), de Adirley Queirós, em 19º.
LIVRO – Organizado por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva, o livro “Cinema Fantástico Brasileiro – 100 Filmes Essenciais” será publicado no final do ano, pela editora Letramento. A publicação foi antecedida por outras quatro obras de formato semelhante – “100 Melhores Filmes Brasileiros”, “Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais”, “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” e “Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais”.
ABRACCINE – Criada em 2011 e filiada à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), a Associação Brasileira de Críticos de Cinema reúne 127 profissionais de 16 estados. Além da publicação de livros sobre o cinema nacional (num total de nove lançados desde 2016), a entidade realiza traduções de textos estrangeiros sobre cinema e cursos com concessão de bolsas para a diversidade e participa de júris de festivais de cinema no Brasil e no exterior.
100 MELHORES FILMES DO CINEMA FANTÁSTICO BRASILEIRO
1 – À meia noite levarei sua alma (1964), José Mojica Marins
2 – Esta noite encarnarei no teu cadáver (1967), José Mojica Marins
3 – As boas maneiras (2017), Juliana Rojas e Marco Dutra
4 – As filhas do fogo (1978), Walter Hugo Khouri
5 – Trabalhar cansa (2011), Juliana Rojas e Marco Dutra
6 – Filme demência (1986), Carlos Reichenbach
7 – Vinil verde (2004), Kleber Mendonça Filho
8 – O anjo da noite (1974), Walter Hugo Khouri
9 – Macunaíma (1969), Joaquim Pedro de Andrade
10 – Ritual dos sádicos (1970), José Mojica Marins
11 – O estranho mundo de Zé do Caixão (1968), José Mojica Marins
12 – Amor só de mãe (2003), Dennison Ramalho
13 – Dona Flor e seus dois maridos (1975), Bruno Barreto
14 – O duplo (2012), Juliana Rojas
15 – Mate-me por favor (2016), Anita Rocha da Silveira
16 – Quando eu era vivo (2014), Marco Dutra
17 – Encarnação do demônio (2008), José Mojica Marins
18 – O animal cordial (2017), Gabriela Amaral Almeida
19 – Branco sai, preto fica (2014), Adirley Queirós
20 – A marvada carne (1985), André Klotzel
21 – Enigma para demônios (1975), Carlos Hugo Christensen
22 – As sete vampiras (1986), Ivan Cardoso
23 – O cemitério das almas perdidas (2020), Rodrigo Aragão
24 – O pasteleiro (1981), David Cardoso
25 – Trilogia do terror (1968), José Mojica Marins, Luiz Sergio Person e Ozualdo Candeias
26 – Morto não fala (2018), Dennison Ramalho
27 – A força dos sentidos (1979), Jean Garrett
28 – A mulher que inventou o amor (1979), Jean Garrett
29 – Barbosa (1988), Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
30 – Exorcismo negro (1974), José Mojica Marins
31 – Mangue negro (2008), Rodrigo Aragão
32 – Excitação (1976), Jean Garrett
33 – O auto da compadecida (2001), Guel Arraes
34 – Estranho encontro (1958), Walter Hugo Khouri
35 – O menino e o vento (1967), Carlos Hugo Christensen
36 – O profeta da fome (1970), Maurice Capovilla
37 – Ninfas diabólicas (1978), John Doo
38 – Los silencios (2018), Beatriz Seigner
39 – Estátua! (2014), Gabriela Amaral Almeida
40 – O 5º poder (1962), Alberto Pieralise
41 – A ostra e o vento (1997), Walter Lima Jr.
42 – Reflexões de um liquidificador (2010), André Klotzel
43 – Ele, o boto (1987), Walter Lima Jr.
44 – Amor voraz (1984), Walter Hugo Khouri
45 – A mulher do desejo (Casa das sombras) (1977), Carlos Hugo Christensen
46 – Amadas e violentadas (1975), Jean Garrett
47 – Abrigo nuclear (1981), Roberto Pires
48 – O segredo da múmia (1982), Ivan Cardoso
49 – Estrela nua (1985), Ícaro Martins e José Antonio Garcia
50 – Sinfonia da necrópole (2014), Juliana Rojas
51 – Ninjas (2010), Dennison Ramalho
52 – Proezas do Satanás na Vila do Leva-e-Traz (1967), Paulo Gil Soares
53 – Inferninho (2018), Guto Parente e Pedro Diógenes
54 – O gafanhoto (1981), John Doo
55 – Mar negro (2013), Rodrigo Aragão
56 – A sombra do pai (2018), Gabriela Amaral Almeida
57 – As fábulas negras (2015), Joel Caetano, José Mojica Marins, Petter Baiestorf e Rodrigo Aragão
58 – Frankstein punk (1986), Cao Hamburger, Eliana Fonseca
59 – Nosferato no Brasil (1971), Ivan Cardoso
60 – A dança dos bonecos (1986), Helvécio Ratton
61 – Shock (1984), Jair Correia
62 – O saci (1953), Rodolfo Nanni
63 – Quem é beta? (1972), Nelson Pereira dos Santos
64 – Superoutro (1989), Edgard Navarro
65 – Vítimas do prazer: Snuff (1977), Cláudio Cunha
66 – Olhos de vampa (1996), Walter Rogério
67 – A misteriosa morte de Pérola (2014), Guto Parente e Ticiana Augusto Lima
68 – Kyrie ou o início do caos (1998), Debora Waldman
69 – Um ramo (2007), Juliana Rojas e Marco Dutra
70 – O Xangô de Baker Street (2001), Miguel Faria Jr.
71 – Mormaço (2018), Marina Meliande
72 – Castelo Rá-Tim-Bum: o filme (1999), Cao Hamburger
73 – A noite amarela (2019), Ramon Porto Mota
74 – Juvenília (1994), Paulo Sacramento
75 – Boi Aruá (1984), Chico Liberato
76 – Liliam, a suja (1981), Antonio Meliande
77 – A noite do chupacabras (2011), Rodrigo Aragão
78 – Ritual macabro (1990), Fauzi Mansur
79 – Trancado por dentro (1990), Arthur Fontes
80 – Brasil ano 2000 (1969), Walter Lima Jr.
81 – Mens sana in corpore sano (2011), Juliano Dornelles
82 – Uma história de amor e fúria (2013), Luiz Bolognesi
83 – O clube dos canibais (2018), Guto Parente
84 – Quem tem medo de lobisomem? (1975), Reginaldo Faria
85 – Noite final menos cinco minutos (1994), Debora Waldman
86 – A princesa e o robô (1984), Mauricio de Sousa
87 – A reencarnação do sexo (1982), Luiz Castellini
88 – O trapalhão nas minas do Rei Salomão (1977), J. B. Tanko
89 – Adeus (1988), Céu D’Ellia
90 – O barco (2018), Petrus Cariry
91 – Solo de violino (1981), Ody Fraga
92 – Náufragos (2010), Gabriela Amaral Almeida e Matheus Rocha
93 – O jovem tataravô (1936), Luiz de Barros
94 – Prata Palomares (1971), André Faria Jr.
95 – O nó do diabo (2017), Gabriel Martins, Ian Abé, Jhesus Tribuzi e Ramon Porto Mota
96 – Veneno (1952), Gianni Pons
97 – Zezero (1974), Ozualdo Candeias
98 – Nervo craniano zero (2012), Paulo Biscaia Filho
99 – As quatro chaves mágicas (1971), Alberto Salvá
100 – Zombio 2: Chimarrão zombies (2013), Petter Baiestorf