Unidas Pela Esperança (Military Wives, 2019) de Peter Cattaneo
O cinema talvez seja uma melhores formas que temos de elevar nossas almas, levantar nossos espíritos e nos fazer sentir bem. É exatamente essa sensação de bem estar que permeia o novo filme do diretor Peter Cattaneo (indicado ao Oscar de Melhor Filme por “Ou Tudo ou Nada”, 1997). Baseado em fatos reais e inspirado por uma serie documental da rede de televisão britânica BBC, o filme narra a formação de corais musicais em bases militares na Inglaterra. Os corais se tornaram muito populares trazendo uma dose de desejada leveza, conforto e alegria às famílias dos militares.
“Unidas pela Esperança” é um filme que mostra um outro lado da guerra, raramente visto nas telas, o lado de quem fica, o lado das esposas e das famílias dos militares que partem para batalha, nesse caso a Guerra do Afeganistão.
O diretor conta como um grupo de esposas conseguiram, através da música, conectar sentimentos e histórias, colocar solidariedade, amizade e esperança, em uma situação tão desoladora como a dor e sombra da guerra.
Com um roteiro divertido e emocionante (cheio de referências pop e boas sacadas) e ancorado por atuações belas e sensíveis de Kristin Scott Thomas (indicada ao Oscar por “O Paciente Inglês”) e Sharon Horgan, além de uma trilha sonora poderosa e contagiante, “Unidas pela Esperança” é um daqueles filmes que nos fazem sorrir e chorar ao mesmo tempo e que, de alguma maneira, conseguem aquecer nosso coração em tempos difíceis.
Unidas Pela Esperança (Military Wives, 2019), chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, nas cidades de São Paulo, Fortaleza, São Luis, Natal, Recife, João Pessoa, Belém, Aracaju, Brasília, Porto Alegre, Alphaville, Guarulhos, São José dos Campos, Campinas, Jundiaí e Santos, com distribuição da Califórnia Filmes.
Nota: 8.0