Cearense de Fortaleza, o cineasta brasileiro Lucas Paz parece ter atingido a consolidação de carreira internacional.
Siga os passos, e veja que não apenas o que fez, mas o que planeja parece ser bem promissor.
Em breve estadia pelo Brasil realizou cursos de cinema através da secretaria de Cultura do Ceará e da escola estadual Porto Iracema das Artes em Fortaleza, levando seu conhecimento até alguns municípios do interior do Ceará, capacitando e formando profissionais em níveis de especialização do cinema.
Ainda dentro de sua passagem pelo Brasil, mais especificamente na sua terra natal, Fortaleza, participou do 29º Festival Ibero Americano Cine Ceará como convidado, e na ocasião, foi entrevistado pelo canal de cinema Pensa Cine, partilhando sua análise sobre o cinema contemporâneo cearense, além dos filmes em cartaz durante o festival.
Lucas também viajou por diferentes estados brasileiros promovendo o seu trabalho e recebendo premiações pelo filme “Um Toque de Aurora”, estrelado por Thaila Ayala (Pica-Pau – O Filme, Universal Studios) e Alberto Danuzio (Melhor Ator – the Brazilian Press Awards), onde assina a produção. O filme foi exibido na Mostra SESC de cinema, baseado em São Paulo e uma das mais importantes a nível nacional, seguido de debate com o público. Mais que isso, saiu vitorioso com os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Montagem na Mostra OffCine 2019, em Varginha (MG).
Sob a batuta do premiado produtor, “Um Toque de Aurora” ainda ganhou os prêmios de Melhor Curta Narrativo, Melhor Ator e Menção Honrosa para a categoria Drama e Direção no Festigious International Film Festival, festival americano do IMDB. Além disso ganhou também o troféu de Melhor Filme de Romance no Top Shorts Film Festival (EUA).
Referenciado no meio do audiovisual, o cineasta Lucas Paz ainda trabalhou na produção de vários comerciais federais, feitos através da SECOM para a promoção dos programas sociais do governo federal: Criança Feliz, Educação Conectada, Minha Casa, Minha Vida, dentre outros. O cineasta também conseguiu um feito para poucos realizadores brasileiros, estrear seu primeiro trabalho como Diretor – “Under Water: Dive Deep” – na plataforma da Amazon Prime Vídeo da Alemanha, com legendas em alemão. Ou seja, agora é possível encontrar seus trabalhos não só na Amazon americana, mas também alemã.
Para 2020, o cearense Lucas Paz pretende retornar e se firmar de vez nos EUA, para dar prosseguimento à sua carreira de diretor e produtor de cinema, assinando a direção da 1ª Temporada da série televisiva Tangent, uma parceria de (PRE)FORMA-SE Artistic Productions e Foxter, que tem como tema falar sobre diferentes grupos marginalizados socialmente. “A série é uma ficção científica que tem referência maior em Black Mirror, da Netflix”, admite o realizador.
Lucas também pretende promover cursos de formação em cinema para comunidades carentes e vulneráveis em Los Angeles, além de realizar seu primeiro festival de cultura brasileira em Hollywood, projeto em fase seminal em parceria com o ator André Mattos que visa promover a gastronomia, o folclore, a cultura e o cinema do Brasil. Ainda em 2020, há outro projeto, há muito tempo pensado e sonhado: a finalização do roteiro de seu primeiro longa metragem de ficção científica, intitulado “No meio do caminho: uma pedra”. “São muitos projetos, eu sei, mas pelo amor ao cinema, tudo é possível… De certeza, já tenho agendado o lançamento de mais três curtas metragens através da Amazon Prime Video: “Erase Me”, “Faithful” e “Sick Day”. Vida longa ao cinema e aos cineastas brasileiros! É hora de muita Luz e Ação”, finaliza empolgado.