La Flor (2018), filme argentino de 14 horas dirigido por Mariano Llinás, ganhou o prêmio máximo do Concurso Internacional do Festival. Além disso, suas quatro protagonistas – Pilar Gamboa, Elisa Carricajo, Valéria Correa e Laura Paredes – dividiram o prêmio de Melhor Atriz.
O filme vencedor, que tem seis episódios mostrados em três partes, propõe uma turnê de todos os gêneros cinematográficos e se tornou o grande marco na 20ª edição do BAFICI.
Enquanto isso, o Prêmio Especial do Júri foi para a produção de animação japonesa Violence Voyager (2018), do artista Ujicha; e o de Melhor Diretor para o brasileiro Tiago Melo pelo seu longa-metragem de estreia, Azougue Nazaré (2016). Em seu discurso, o diretor brasileiro homenageou o cineasta Nelson Pereira dos Santos – que faleceu no sábado (21) – e gritou por “Lula livre”, pedindo para que a América Latina saiba mais sobre a situação dos seus presos políticos.
Enquanto isso, Anders Juul venceu o prêmio de Melho Ator por seu trabalho no filme dinamarquês A Horrible Woman (2018), de Christian Tafdrup.
Competitiva Argentina e outros prêmios
Entre os argentinos, a vencedora foi Albertina Carri com Las hijas del fuego, sua provocativa exploração do sexo. Além disso, Lola Arias foi a Melhor Diretora do Teatro de Guerra, abordagem experimental do conflito das Malvinas em que reuniu veteranos do Exército Argentino e Britânico.
Além da Competitiva Argentina, o BAFICI também premiou curta-metragens, prêmio especial para Vanguarda & Gênero, Direitos Humanos e Competitiva Latinoamericana. O prêmio do público entre os filmes argentinos foi para Foto Estudio Luisita, de Sol Miraglia e Hugo Manso.
Além de ganhar o prêmio de melhor diretor latino-americano, Algo Quema (2018), de Mauricio Alfredo Ovando (Bolívia) ganhou também o prêmio FIPRESCI – Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (clique aqui para ler a crítica completa).
O 20ª BAFICI tem a direção artística de Javier Porta Fouz e organizada pelo Ministério da Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires, e foram exibidos dois filmes cearenses, “Inferninho” de Pedro Diógenes e Guto Parente, e “Clube dos Canibais” de Guto Parente.
Lista completa de prêmios
PRÊMIOS OFICIAIS
Prêmio Cinecolor Audience de Melhor Filme Argentino: Foto Estudio Luisita, de Sol Miraglia e Hugo Manso (Argentina)
Os curtas premiados no Concurso Oficial de Curtas-Metragens da Argentina:
O prêmio sueco, de Inés Barrionuevo e Agustina San Martín
As flores, de Renzo Cozza
O libertado, de Martín Farina
Menção especial do Concurso de Direitos Humanos: O silêncio é um corpo em queda, por Agustina Comedi (Argentina)
Melhor filme do Concurso de Direitos Humanos: Meteors, por Gürcan Keltek (Turquia – Holanda)
Menção Especial do Concurso Latino-Americano: A Quarta Dimensão, de Francisco Bouzas (Argentina-Bolívia)
Melhor Diretor do Concurso Latino-Americano: Mauricio Alfredo Ovando por Algo Quema (Bolívia)
Melhor Filme da Competição Latino-Americana: Averno, de Marcos Loayza (Bolívia-Uruguai)
Menção Especial da Competição de Vanguarda e Gênero: Braguino, por Clémént Cogitore (França -Finlândia)
Melhor Curta-Metragem da Competição de Vanguarda e Gênero: Assistindo os Detetives, de Chris Kennedy (Canadá)
Melhor Longa-Metragem da Competição de Vanguarda e Gênero: O Visto e o Invisível, de Kamila Andini (Indonésia)
Grande Prêmio da Competição de Vanguarda e Gênero: A imagem que você perdeu, por Donal Foreman (Irlanda, França, Estados Unidos)
Melhor Diretor do Concurso Oficial da Argentina: Lola Arias para o filme Teatro de guerra (Argentina, Alemanha, Espanha)
Melhor Filme do Concurso Oficial Argentina: As filhas do fogo dirigidas por Albertina Carri
Segunda Menção da Competição Internacional Oficial: As boas maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra (Brasil-França)
Primeira Menção da Competição Internacional Oficial: Um Tigre no Inverno, por Lee Kwang-Kuk (Coreia do Sul)
Melhor Música Original do Concurso Internacional Oficial: Nilotpal Borah para a música original do filme Village Rockstars dirigido por Rima Das (Índia)
Melhor Ator do Concurso Internacional Oficial: Anders Juul por seu trabalho em A Horrible Woman por Christian Tafdrup (Dinamarca)
Melhor Atriz do Concurso Oficial Internacional: Pilar Gamboa, Elisa Carricajo, Valéria Correa e Laura Paredes pelo trabalho conjunto no filme La flor, Mariano Llinás (Argentina)
Melhor Diretor do Concurso Oficial Internacional: Tiago Melo, por Azougue Nazaré (Brasil)
Prêmio Especial do Júri do Concurso Internacional Oficial: Violence Voyager, de Ujicha (Japão)
Melhor Filme do Concurso Internacional Oficial: La flor, de Mariano Llinás (Argentina)
PRÊMIOS NÃO OFICIAIS
Menção Especial Federação das Escolas da Imagem e do Som da América Latina (FEISAL): Lead backpack, por Darío Mascambroni (Argentina)
Menção Especial Federação das Escolas da Imagem e do Som da América Latina (FEISAL): Foto Estudio Luisita, de Sol Miraglia e Hugo Manso (Argentina)
Prêmio FEISAL: Azougue Nazaré, do diretor Tiago Melo (Brasil)
Menção especial da Associação de Críticos de Cinema da Argentina (ACCA): Foto Estudio Luisita, de Sol Miraglia e Hugo Manso
Melhor filme, segundo a Associação dos Críticos de Cinema da Argentina (ACCA): Lead backpack, de Darío Mascambroni
Menção do júri da Associação Argentina de Produtores Sonoros Audiovisuais (ASA) pelo som: Atilio Sánchez, pela Casa Própria de Rosendo Ruíz (Argentina)
Melhor Som, segundo a Associação Argentina de Sons Audiovisuais (ASA): Mercedes Gaviria Jaramillo pelas filhas do incêndio de Albertina Carri (Argentina).
Melhor Diretor de Fotografia, segundo a Associação Argentina de Autores de Fotografia Cinematográfica (ADF): Iván Gierasinchuk por seu trabalho no filme Paisaje, dirigido por Jimena Blanco (Argentina)
Menção Especial, de acordo com a Associação Católica Mundial de Comunicação (SIGNIS): Vírus Tropical de Santiago Caicedo (Colômbia)
Prêmio SIGNIS: Village Rockstars, Rima Das (Índia)
Melhor edição, segundo a Sociedade Argentina de Editores Audiovisuais e a Associação Argentina de Editores Audiovisuais (SAE EDA): Lautaro Colace para o filme Este não é um golpe de Sergio Wolf (Argentina)
Leia a cobertura Clube Cinema para o 20º Buenos Aires International Festival of Independent Cinema – BAFICI:
Crítica de “Buraco Negro – Agujero Negro” (Equador, 2018) de Diego Araújo
Crítica de “Román” (Argentina, 2018) de de Majo Staffolani
Crítica de “Roubar Rodin/Robar a Rodin” (Chile, 2017) de Cristóbal Valenzuela
Crítica de “Averno – Inferno” (Bolívia/Uruguai, 2018) de Marcos Loayza
Crítica de “Lima na Pele – Lima en la piel – Lima in the Skin” (Peru, 2017) de Maria José Moreno
Crítica de “A Quarta Dimensão” (La cuarta dimensión, Argentina, 2018) de Francisco Bouzas
Crítica de “Tito” (Argentina, 2018) de Esteban Trivosonno
Crítica de “La Directiva/The Union” (Chile, 2018) de Lorena Giachino
Crítica de “Um Tal Eduardo” (Un Tal Eduardo, Uruguai, 2018) de Aldo Garay
Crítica “Ainda Queima – Algo Quema – Still Burning” (Bolívia, 2018) de Mauricio Alfredo Ovando