A Quarta Dimensão (La cuarta dimensión, Argentina, 2018) de Francisco Bouzas
O documentário argentino de Francisco Bouzas foca na vida e a música do conjunto amador Los Locos, mais principalmente em seu líder, César, um jovem de 19 anos que tem muito orgulho de tocar o seu tambor por onde quer que vá. Boliviano de nascimento, ele mora na Argentina há alguns anos, e retornará à sua cidade natal para buscar novas inspirações e tocar pela primeira vez, uma música sua em sua terra. O foco, é se organizar para que a banda se apresente com novas músicas e integrantes no carnaval.
Baseado no curta metragem “Los locos no se ocultan” (2015) do mesmo diretor, onde talvez o tamanho dessa história cabia melhor.
São 70 minutos que parecem uma eternidade, tamanha palidez em sua história. Não temos personagens interessantes ou histórias que possam render algo mais que bocejos. É um doc sobre uma criação artística mais sem graça que já vi. São iniciantes na música? Sim. Fazem por amor e desejo apenas de tocar e se divertir? Sim. Mas parece que não há nada que merecia ser extraído dalí.
Suas cenas respiram, mas a transpiração parece ser algo que não há um grande propósito. Sim, “A Quarta Dimensão” respira música, mas ao final da projeção, não inspira nada.
A Quarta Dimensão (La cuarta dimensión, Argentina, 2018) de Francisco Bouzas | Documentário | Idiomas: Espanhol | Color: Color | 70 minutos | O filme participa da Mostra Competitiva Latino-Americana do 20º BAFICI.