“Paterson”, “Martírio” e “Mamata” são os destaques do ano segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine que acaba de anunciar o seu sétimo prêmio anual, relativo aos Melhores Filmes de 2017.
Assim como nos demais anos, os associados votaram em três categorias: Melhor Filme Nacional, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Curta Nacional.
Na categoria de longas, concorreram todos os filmes lançados em circuito comercial no Brasil em 2017. Já na categoria Curta, somente filmes brasileiros exibidos durante o ano de 2017 em mostras, festivais e demais eventos cinematográficos.
Os vencedores do Prêmio Abraccine 2017 são:
MELHOR FILME BRASILEIRO: “Martírio”, de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida.
MELHOR FILME ESTRANGEIRO: “Paterson”, de Jim Jarmusch.
MELHOR CURTA METRAGEM BRASILEIRO: “Mamata”, de Marcus Curvelo.
Paulo Henrique Silva, Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, afirma que “O Prêmio Abraccine marca o encerramento de um ano de muitas atividades da associação, voltadas para a divulgação da reflexão crítica no país. Os filmes lançados em 2017 refletiram diversas inquietações da sociedade atual e o resultado do prêmio é um exemplo disso”.
Fundada em julho de 2011, a Abraccine conta hoje com uma centena de associados em 16 estados brasileiros, com a missão de promover formas de pensamento crítico, reflexão e debates, e trabalha pela inserção da crítica nos mecanismos de discussão das políticas pelo cinema brasileiro.