“COMEBACK” conta a história de Amador (Nelson Xavier), um ex-pistoleiro aposentado e relegado ao ostracismo. Solitário e amargurado, ele coleciona em um álbum os recortes de jornal de seus antigos crimes. Após várias humilhações, Amador vai reagir com violência à hostilidade do mundo que o cerca ao mesmo tempo em que resolve tentar voltar à ativa.
O filme estreia dia 25 de maio em circuito comercial com distribuição O2 Play, e para ver o trailer você clica aqui.
Protagonizado por Nelson Xavier, ganhador de prêmio de melhor ator no Festival do Rio 2016, o longa se utiliza de diálogos irônicos e situações inusitadas para abordar as angústias da solidão, da velhice e das relações de poder que flagelam nosso protagonista. Mesmo em momentos de tensão ou picos dramáticos, o inusitado quebra as expectativas e ajuda a instaurar um sutil tom de farsa na narrativa.
Esse é o primeiro longa de ficção do diretor goiano Erico Rassi. Também roteirista, Rassi escolheu filmar em sua cidade natal, Anápolis (GO), trazendo para o filme um visual singular, com a apresentação de um ambiente urbano periférico, permeado pelo submundo da contravenção e do jogo ilegal e diversos elementos que faz homenagem ao gênero western.
“COMEBACK” recebeu os prêmios de melhor direção e melhor filme pela crítica no FESTin – Festival de Cinema Itinerante de língua Portuguesa que aconteceu em março na cidade de Lisboa.
Ficha técnica:
Comeback | Brasil | Ficção | 89 minutos | Direção e Roteiro: Érico Rassi, Produção: Cris Miotto, Distribuição: O2 Play | Elenco: Nelson Xavier, Marcos de Andrade, Gê Martú, Everaldo Pontes, João Antônio, Henrique Taubaté, Eucir de Souza, Sérgio Sartório e Wellington de Abreu.
Sinopse: Amador é um ex-pistoleiro aposentado e relegado ao ostracismo. Solitário e amargurado, coleciona em um álbum os recortes de jornal de seus crimes antigos. Após várias humilhações, ele vai reagir com violência à hostilidade do mundo que o cerca enquanto tenta voltar à ativa.
BIOGRAFIA E FILMOGRAFIA O DIRETOR
Erico Rassi, diretor e roteirista, iniciou sua carreira em 2003 com o curta-metragem “Sexo com Objetos Inanimados”. Assinou um total de cinco curtas, com os quais ganhou mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais. “Comeback”, Longa-metragem (2016); “Doceiras do Brasil”, seriado para TV (2016) Roteiro e Direção; “Giramundo”, seriado para TV (2016) roteiro e direção; “Mostra seu Mundo”, seriado para TV, produção de piloto (2015) Roteiro e Direção; “Curta de Adeus”, Curta-metragem – 15’, (2010) Roteiro, Direção e Edição; “Milímetros”, Curta-metragem – 14’, (2009) Roteiro, Direção e Edição; “Um pra Um”, Curta-metragem – 10’, (2007) Roteiro, Direção e Edição; “Musculatura”, Curta Metragem – 15’, (2005) Roteiro, Direção e Edição; “Sexo Com Objetos Inanimados”, Curta Metragem – 17’, (2003) Roteiro, Direção e Edição.
Atualizado em 10/05/2017 – Nota de pesar:
A equipe do longa-metragem Comeback recebeu com muito pesar a notícia da morte do ator Nelson Xavier, na madrugada desta quarta-feira, dia 10. O ator, protagonista do filme, enfrentou uma árdua batalha contra o câncer e faleceu em Uberlândia (MG).
“O Nelson dignificava a profissão de ator. Avesso a qualquer tipo de oba-oba, extremamente comprometido com o trabalho e sempre contribuindo artisticamente com sua visão de mundo e mais especificamente do Brasil na hora de compor seus personagens. No caso do Comeback sua contribuição foi tão grande e tão precisa que o enxergo mais do que um ator, um co-autor do filme. Espero que de algum modo o lançamento do filme, tão próximo de sua morte, ajude a perpetuar e iluminar todo o restante de sua obra.”, diz o diretor Erico Rassi.
Nelson Xavier é o protagonista do longa-metragem goiano Comeback, que chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 25. O papel de Amador, um assassino de aluguel que decide abandonar a aposentadoria, deu a Xavier o prêmio de melhor ator no Festival do Rio do ano passado.
Em sua trajetória, o ator coleciona momentos de muito brilho em peças teatrais, novelas e seriados televisivos e em diversos filmes. No teatro encenou peças de Augusto Boal, Oduvaldo Vianna Filho e Gianfrancesco Guarnieri e deu vida a inesquecíveis personagens na telinha, como em Lampião e Maria Bonita, Gabriela, Tenda dos Milagres, Riacho Doce, Senhora do Destino e A Favorita.
Com uma extensa filmografia, Xavier recebeu diversos prêmios. O primeiro deles foi pelo longa A Queda, que também dirigiu ao lado de Ruy Guerra, em 1978. O filme ganhou os prêmios Margarida de Prata, da CNBB, e o Urso de Prata, no Festival de Berlim. Sua atuação como o protagonista, Mário, também foi reconhecida no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Por seu papel em A Despedida (2014), Nelson Xavier foi premiado em festivais como Gramado e FESTin, entre outros. Em Comeback, seu último filme lançado, foi reconhecido com o Troféu Redentor em 2016.