Filme vencedor de dois prêmios no Cine Ceará em 2016, “Maresia” será exibido pelo Canal Brasil na terça, dia 18, às 22h. O filme, uma coprodução do canal, é dirigido por Marcos Guttmann e funciona como uma adaptação do romance “Barco a Seco”, de Rubens Figueiredo.
O filme é ambientado em distintas realidades temporais. A primeira é contemporânea, onde o público conhece Gaspar Dias (Julio Andrade), um perito em arte obcecado pela obra de Emilio Vega (também vivido pelo mesmo ator), um pintor misterioso cuja morte nunca foi esclarecida.
O especialista trava uma busca incessante por obras de seu ídolo, sem conseguir estabelecer, contudo, um critério efetivo para avaliar a autenticidade de suas telas. Na segunda, o diretor mostra o cotidiano do artista na década de 1930 e disseca sua irascível personalidade. O artífice vivia com total desprendimento do mundo material, fazendo de casa uma pequena embarcação e trocando seus quadros por alguma comida e muitas garrafas de vinho. Suas tintas eram sempre pinceladas na praia, e os barcos seus personagens principais.
Todas as certezas de Gaspar são postas em xeque após a chegada de Inácio Cabrera (Pietro Bogianchini), um senhor de idade avançada que afirma ter conhecido o mítico pintor, apelidado de Galego em sua juventude. O encontro desestabiliza o perito, e o processo de reaprendizado de sua sabedoria sobre o assunto embaralha passado e presente.
Serviço:
Exibição de “MARESIA” (2015, Brasil) | Direção: Marcos Guttmann | 88 minutos| Terça, dia 18 de abril, às 22h | Classificação: 14 anos | Inédito e exclusivo