O Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco promove, nos dias 17 (terça-feira) e 18 de janeiro 9 (quarta-feira), dois encontros para refletir sobre cinema, especialmente sobre a produção nacional.
O primeiro acontece no dia 17, a partir das 16h, na Sala 1, com a exibição de “Eles Não Usam Black Tie” (1981). Após a sessão, será feito o lançamento oficial do livro “Os 100 Melhores Filmes Brasileiros”. O encontro continua às 19h30, com a exibição de “São Bernardo” (1972), seguida de debate com críticos locais que participaram da publicação: Ailton Monteiro, Daniel Herculano (Clube Cinema), Diego Benevides, Marcelo Ikeda e Pedro Martins, além do crítico pernambucano Luiz Joaquim.
O livro foi idealizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) em parceria com o Canal Brasil e a editora Letramento. De confecção luxuosa, em formato de livro de arte e fartamente ilustrada, a publicação reúne textos dos mais importantes críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre os filmes que mais se destacaram na história de nossa cinematografia, sem distinção de período, gênero ou metragem.
São 100 autores, entre associados da entidade criada em 2011 e convidados, que buscaram um viés ensaístico, resultando em análises que certamente se tornarão referência no estudo dos filmes selecionados, partindo de “Limite”, a mais antiga produção presente na lista, lançada em 1931. A escolha dos filmes teve como base uma votação promovida pela Abraccine em 2016.
Entre os que têm suas obras analisadas no livro estão Glauber Rocha, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Paulo Cezar Saraceni, Rogério Sganzerla, Anselmo Duarte, Joaquim Pedro de Andrade, Luiz Sergio Person e Carlos Reichenbach, nomes das mais importantes fases do cinema nacional. Os 100 selecionados também incluem produções recentes, como “Cidade de Deus”, “Central do Brasil”, “Que Horas Ela Volta?”, “O Céu de Suely”, entre outros.
Segundo encontro
O segundo encontro está marcado para o dia 18 de janeiro, a partir das 15h, no auditório do Porto Iracema das Artes. O debate reunirá os críticos cearenses André Bloc, Arthur Gadelha e Camila Vieira, membros da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), que farão uma retrospectiva sobre os filmes brasileiros que foram lançados no circuito comercial em 2016.
De acordo com Diego Benevides, presidente da Aceccine, será um momento para refletir e entender a identidade do cinema brasileiro contemporâneo. “O objetivo do encontro é falar sobre os caminhos do cinema nacional, a partir das obras mais recentes lançadas em circuito. Também será um momento de troca, onde o público poderá dialogar abertamente com os críticos sobre as tendências da produção brasileira”, afirma.
Serviço
Lançamento do livro “Os 100 Melhores Filmes Brasileiros”
Local: Cinema do Dragão- Fundação Joaquim Nabuco (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Data: 17 de janeiro (terça-feira)
Horário: 16h (início da sessão do filme “Eles Não Usam Black Tie”) seguido de lançamento do livro; 19h30 (início da sessão do filme “São Bernardo”) seguido de debate com a Abraccine
Ingresso de cada sessão: R$14 (inteira) e R$7 (meia)
Debate Retrospectiva do Cinema Brasileiro em 2016
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Data: 18 de janeiro (quarta-feira)
Horário: a partir das 15h
Entrada gratuita.
Informações: (85) 3488.8628