Dirigido por Hany Abu-Assad (Paradise Now – Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), O ÍDOLO é baseado na incrível história real de Mohammad Assaf, vencedor do Arab Idol 2013. Com distribuição da Califórnia Filmes, a obra foi a escolhida para representar a Palestina no Oscar 2016, e tem estreia marcada para 8 de dezembro no Brasil.
“Eu vejo O Ídolo como uma história de luta e da vontade de sobreviver sob circunstâncias extremas. É uma história de esperança e sucesso de um casal de irmãos que são capazes de transformarem suas desvantagens em vantagens, o impossível no possível, que vieram do nada e superaram todas as expectativas, derrotaram a pobreza, a opressão e a ocupação. Eles têm a habilidade de converter feiura em beleza, o que no final é o poder por trás de toda arte e o combustível para florescer a esperança”, aponta seu diretor.
Na trama, Mohammad é um garoto de Gaza que sonha em cantar na Ópera do Cairo para que o mundo ouça sua voz. De alguma maneira ele consegue escapar da prisão que é Gaza e chegar até as audições em Cairo para o Arab Idol, o programa de talentos mais famoso da região. Conforme avança para as fases finais da competição, ele deve confrontar seus próprios medos para tomar as rédeas de seu destino e trazer esperança e felicidade para toda uma região. A plateia assistirá Mohammad passar por uma jornada para mudar de vida.
“Meu filme segue a mesma tradição de Zorba, o Grego, mas com o estilo de Quem Quer Ser um Milionário?. Uma obra com a honestidade de Entre os Muros da Escola, a energia de Billy Elliot, a determinação de Um Sonho de Liberdade, mas terá seu humor e alma únicos”, orgulha-se Hany Abu-Assad.